Categorias: Cancelamento

Cartão de crédito com dívidas pode ser cancelado

Com dívidas ou não, o consumidor pode pedir o cancelamento de um cartão de crédito a qualquer momento. São coisas distintas, uma é a quitação da dívida e a outra é o cancelamento do cartão. O banco jamais poderá impedir um cliente de efetuar o cancelamento por conta de débitos com a empresa. Mesmo que existam compras em aberto, o cliente tem o direito de interromper o contrato de prestação de serviços entre ele e a administradora a qualquer momento.


O cartão ativo significa mais ônus ao consumidor, isso porque a maioria dos cartões cobra anuidade e/ou taxa de manutenção, portanto o consumidor tem o direito de efetuar o cancelamento do produto para interromper a prestação de serviço a qualquer momento. A partir do cancelamento a administradora não poderá mais cobrar anuidade ou taxa de manutenção (mesmo que existam compras parceladas), caso existam débitos, eles podem ser negociados com o cartão de crédito cancelado.

Se eu cancelar o cartão precisarei pagar as compras parceladas de uma vez só?

Não, após o cancelamento, caso tenha compras parceladas, elas serão enviadas normalmente todos os meses através da fatura até que ocorra a quitação de todos os débitos. O cliente não precisa pagar tudo que deve para cancelar o cartão, tampouco precisa pagar tudo que deve de uma só vez. Na existência de compras parceladas, após o cancelamento do cartão o pagamento é feito parcelado até a quitação de todas as compras.

Muitos atendentes induzem o consumidor ao engano para impedir o cancelamento. Muitos deles avisam que as compras parceladas viram em uma única fatura só para pagar (antecipação), contudo, isso não é verdade, o cliente pode continuar pagando suas dívidas parceladas caso tenha feito o pagamento a prazo no momento da compra, afinal a condição de pagamento parcelado foi negociada entre o cliente e o estabelecimento.

Mas caso prefira o cliente poderá antecipar o pagamento de todas as compras parceladas para pagar tudo de uma só vez, contudo, isso não é obrigatório!

Reembolso da anuidade – No ato do cancelamento o cliente pode ter direito ao reembolso da tarifa de anuidade caso tenha pagado um valor antecipado. O titular do cartão tem direito a devolução da anuidade referente ao valor pago que não foi utilizado. O reembolso é feito normalmente através de depósito em conta.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás