Cancelamento

Como cancelar cartão de crédito adicional

O Cartão Adicional é dependente do cartão principal, ele compartilha o mesmo limite com o titular, que é a pessoa responsável pelo pagamento da fatura. O ideal é que o adicional seja alguém de sua confiança, embora qualquer pessoa possa ser colocada como dependente no cartão de crédito. Caso queira, por algum motivo, cancelar um adicional, saiba nesta matéria o passo a passo para evitar transtornos no futuro.

Caso a administradora cobre anuidade pelos cartões adicionais, ao cancelar a tarifa deixará de ser cobrada para este cartão adicional. O cancelamento deve ser solicitado pelo titular do cartão de crédito, algumas administradoras disponibilizam o cancelamento via internet banking, outras só permitem a ação pela central de atendimento ao cliente.

Desvantagem do adicional:

  • Geralmente encarece a anuidade do titular;
  • O titular é responsável pelo pagamento das compras dos adicionais;
  • Em caso de inadimplência é o nome do titular que vai para o SCPC ou SERASA. O nome dos dependentes não “suja”;

Para evitar transtornos é importante que o titular avise o adicional sobre o cancelamento, isso evita que ele tente utilizar o cartão de crédito já cancelado, o que poderá gerar constrangimento.

Passo a passo:

  • Passo 1 – Avise o adicional sobre o interesse em cancelar o cartão adicional. Oriente para que ele não tente mais utilizar o cartão, pois ele será cancelado.
  • Passo 2 – Entre em contato com a central de atendimento do cartão ou então faça a solicitação de cancelamento pela internet.
  • Passo 3 – Descarte o plástico do adicional com segurança – quebre-o ao meio;

Em vez de cancelar, que tal definir um limite para cada adicional? Caso a motivação pelo cancelamento seja em virtude do comprometimento do limite total do cartão, que tal limitar os gastos de cada cartão adicional? Isso evita que eles utilizem o limite total de seu cartão de crédito.

Salientamos que o cancelamento de um adicional não cancela as compras realizadas pelo adicional, as compras serão lançadas mensalmente até que haja a quitação de todos os débitos. Não é possível tirar a responsabilidade pelo pagamento do titular, pois um cartão adicional é considerado dependente do titular e, portanto, a administradora não possui nenhum vínculo com seus dependentes. O titular é responsável pelos cartões adicionais por ele solicitado.

Observação: não é necessário quitar todas as compras realizadas pelo adicional para pedir um cancelamento. Após a suspensão as compras serão cobradas mensalmente até que haja a quitação.

Caso o cancelamento seja temporário, ou seja, você tenha a pretenção de reativar os cartões adicionais no futuro, peça o bloqueio temporário, a maioria dos emissores oferecem esse tipo de bloqueio.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

12 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

12 meses atrás