Categorias: Cancelamento

Como cancelar compra não reconhecida no cartão?

O número de fraudes utilizando-se do cartão de crédito tem aumentado em uma proporção alarmante no Brasil, mesmo com a adoção do chip e da senha não é raro encontrar consumidores que já tiveram o meio de pagamento utilizado por fraudadores. O objetivo deste artigo é explicar o que fazer caso não reconheça alguma transação realizada em seu cartão de crédito.

O cliente tem um papel muito importante, pois ele deve entrar em contato com o banco e/ou administradora assim que notar alguma transação estranha, com isso a administradora realiza o bloqueio do cartão a tempo suficiente para que o bandido não consiga mais utilizar o meio de pagamento em outras compras.

Prejuízo não é do cliente

Caso o titular não reconheça alguma transação em seu cartão de crédito ele não pode ser responsabilizado pela fraude, pois a segurança é uma responsabilidade da administradora. O cliente por sua vez deve comunicar o administrador o mais rapidamente possível para que o departamento de segurança e prevenção de fraudes seja acionado.

Após contestar as compras que não realizou a administradora abre uma investigação. Se constatada a fraude a compra indevida feita com seu cartão de crédito é cancelada pela instituição. Por segurança as administradoras também emitem uma segunda via do cartão, bloqueando a via que foi fraudada.

Cliente sem seguro – mesmo não tendo seguro contra perda e roubo o cliente não poderá ser responsabilizado por uma transação que não efetivou.

Quanto tempo demora o cancelamento de uma compra por fraude? Depende da administradora. Normalmente os bancos analisam a transação em até 15 dias úteis após a comunicação. Na maioria das vezes a compra fraudulenta é analisada em até dez dias úteis para que o valor não conste mais na fatura do cliente que foi vítima de fraude.

Uma dica que sempre dou é raspar ou ocultar o código de segurança do cartão de crédito. Pois hoje em dia a maioria das fraudes são cometidas em compras pela internet, sendo assim qualquer pessoa que tiver tido contato com seu cartão pode anotar ou fotografar o número, data de vencimento, validade e o código de segurança e posteriormente tentar realizar uma transação utilizando o seu cartão.

Alguns bancos também disponibilizam os chamados “cartões virtuais”, eles são utilizados para proteger o número do cartão principal nas compras pela internet. Eles são bastante eficazes pois a maioria só permite uma única utilização em até 48 horas, alguns bancos ainda permitem o estabelecimento de limite.

Uma dica importante, a maioria das administradoras disponibiliza um serviço de alerta de compras por mensagem SMS. Toda vez que o cartão é utilizado em alguma transação o banco envia o nome do estabelecimento e o valor da compra. Com esse serviço ativo o titular pode identificar mais rapidamente uma fraude, evitando um enorme prejuízo.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás