Cartão de Crédito

Multas de trânsito poderão ser parceladas com cartão de crédito

As multas de trânsito poderão ser pagas com cartões de crédito e débito. Haverá ainda a possibilidade de parcelar o valor (com ou sem juros) no cartão de crédito. Resolução do Contran visa facilitar pagamento e diminuir a inadimplência para aumentar a arrecadação.

No dia 18 de Outubro de 2017 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a resolução número 697, ela permite que os órgãos de trânsito aceitem pagamentos de multas por meio de cartões de crédito e débito. Os órgãos de trânsito estão livres para definir o prazo para começar a receber pagamentos com cartões.

Parcelamento – Para o condutor e/ou proprietário do veículo a principal vantagem será a possibilidade de efetuar o parcelamento em até 12 vezes (com ou sem juros). Os órgãos de trânsito é que definirão as formas de pagamento, bem como o valor das parcelas. As empresas de cartão deverão efetuar o pagamento dos órgãos de trânsito à vista e assumir o risco de inadimplência.

Por não ter regulamentação as administradoras são livres para fixar a taxa de juros do crédito rotativo.

Além da possibilidade de parcelar a compra o consumidor poderá ganhar até 40 dias para pagar caso a transação seja realizada na melhor data para compras (melhor dia).

Atualmente já é possível pagar multas de trânsito com cartão de crédito em alguns órgãos, mas o meio de pagamento só é permitido aos veículos registrados no exterior. A resolução 697 permite que qualquer órgão de trânsito aceite receber pagamentos com cartão.

Caberá a cada órgão de trânsito definir o prazo para receber pagamentos via cartão de crédito. A maioria dos DETRANs (Departamento Estadual de Trânsito) já demonstrou interesse em receber pagamentos via cartão de crédito. O Detran de São Paulo informou que está adequando seus sistemas para receber esse tipo de pagamento, mas não divulgou qual o prazo para começar a receber pagamentos via cartões.

As empresas de cartões também deverão serem beneficiadas pela medida, uma vez que o número de transações deve aumentar. Um percentual do valor da multa deve ser rateado entre a máquina de cartão, bandeira e administradora do cartão de crédito ou débito, como já acontece com as compras em estabelecimentos comerciais.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás