Categorias: Cancelamento

Posso cancelar cartão de crédito com compras em aberto?

O consumidor não precisa quitar todos os débitos para conseguir cancelar um cartão de crédito, ele pode efetuar o cancelamento mesmo que esteja com a fatura em atraso ou que haja compras parceladas em aberto. A quitação de todos os débitos não pode ser uma condição para que o cliente cancele o produto. Infelizmente muitas administradoras acabam induzindo o cliente ao erro ao afirmarem que existem compras pendentes de pagamento e que por isso o cancelamento não será realizado, contudo, o cancelamento nada tem a ver com o pagamento do débito em aberto.

Após o cancelamento o consumidor continuará recebendo a sua fatura até que todos os débitos com a administradora sejam quitados, portanto, essa não pode ser uma desculpa para obrigar o consumidor a manter ativo o “plástico”, gerando tarifas de manutenção e anuidade.

Anuidade, seguros e demais tarifas – Após o cancelamento o banco não pode mais continuar anuidade ou seguros, isso porque com a desativação do cartão não há mais prestação de serviço, visto que o cliente só receberá as faturas até que ocorra a quitação de todas as compras.

Posso cancelar mesmo com a fatura em atraso?

Sim, mesmo que tenha pagamentos em atraso o cancelamento poderá ser realizado. Após cancelar procure negociar a sua dívida da melhor maneira para pagamento. Normalmente, as administradoras disponibilizam melhores condições de pagamento quando o cartão está cancelado, isso porque o risco de inadimplência é maior.

Caso a administradora esteja lhe impedindo de efetuar o cancelamento por causa de compras em aberto, entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ou com a Ouvidoria, normalmente todo banco possui uma central especializada em atender reclamações de consumidores. Caso não resolva, protocole uma reclamação no PROCON (Fundação de Proteção ao Consumidor), em muitos estados é possível fazer esse tipo de registro pela internet.

Reembolso da anuidade – Você pode ter dinheiro ao reembolso do valor pago na anuidade referente ao período que não foi utilizado. No momento do cancelamento informe-se sobre até que data a sua anuidade está paga, a diferença (período que você pagou a mais), a partir do cancelamento, deve ser reembolsada.

Normalmente o reembolso da anuidade é feito através de depósito em conta do consumidor.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás