Limite

CMN autoriza redução de limite de cartão de crédito a qualquer momento

Bancos e administradoras de cartões agora podem reduzir o limite dos consumidores a qualquer momento.

Nesta segunda-feira (29 de Outubro) o Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou uma regra que deve desagradar os usuários de cartões de crédito, o órgão autorizou que as administradoras reduzam o limite do cartão de crédito a qualquer momento, basta que para isso comuniquem a decisão aos clientes.

Antes da nova regra as empresas de cartões tinham que esperam 30 dias, ou seja, elas emitiam um comunicado e esse só tinha validade a partir dos próximos 30 dias.

A exigência de aviso prévio aumentava, na visão do CMN, o risco de inadimplência das empresas de cartões. A nova regra já está em vigor.

CMV dá autonomia para empresas de cartões reduzirem o limite de clientes a qualquer momento, dispensando inclusive o aviso prévio de 30 dias.

Diminuir o risco de inadimplência das administradoras

De acordo com o CMN, a nova regra tem por objetivo diminuir o risco de inadimplência das administradoras. Ao identificar um potencial inadimplente a empresa poderá cortar o limite na hora, basta comunicar a decisão ao cliente.

A comunicação é importante para evitar que o cliente tente utilizar o cartão ainda com o limite anterior, e evita constrangimentos como a recusa do pagamento, por exemplo.

A redução unilateral do limite dá liberdade aos bancos e administradoras de cartões e permite um melhor gerenciamento de risco. Ao constatar que um consumidor está superendividado, com nome sujo ou com algum pagamento atrasado, a empresa poderá reduzir ou até mesmo cancelar o limite de crédito do titular, diminuindo, assim, o risco de inadimplência.

Graças ao Cadastro Positivo as empresas têm formas de saber se um consumidor paga as contas em dia ou não, elas poderão agora usar a nova regra do CMN para alocar melhor o limite de seus clientes de acordo com o risco de inadimplência.

Já ouve um tempo em que a prática de redução de limite era condenada pelos órgãos de proteção ao consumidor.

Como se dará a comunicação? Pela nova regra a comunicação não precisará mais ser feita por escrito. A instituição poderá comunicar a redução unilateral de limite por telefone, e-mail ou SMS.

Decisão poderá gerar constrangimentos – Se por um lado a medida beneficia as empresas de cartões, por outro ela gera insegurança aos usuários, pois há o risco do limite ser reduzido a qualquer momento sem aviso prévio. Um cliente no exterior, por exemplo, pode ficar sem limite para gastar, o que pode gerar muitos transtornos se ele não tiver um cartão de backup.

E aí, o que achou da novidade?

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás