Categorias: Informação

Como funciona o pagamento por Débito Automático?

O seu banco certamente já deve ter oferecido o cadastramento em débito automático do pagamento da sua fatura, mas você sabe realmente como funciona esse serviço? O débito automático, como o próprio nome indica, é uma ferramenta que possibilita que a sua administradora desconte o valor total da sua fatura todos os meses da sua conta bancária, com isso o cliente não precisa se preocupar em realizar o pagamento, basta manter fundos suficientes para que o valor total da sua fatura seja descontado na data de vencimento.

Esse serviço facilita muito a vida do consumidor, ainda mais agora que os Correios e os bancários estão em greve em vários municípios do país.

O que acontece caso o cliente não tenha o valor total da fatura no dia do vencimento?
Caso o cliente não tenha dinheiro suficiente para o pagamento integral da fatura o banco poderá usar o cheque especial da conta para o pagamento, caso o cliente não tenha limite ou ele seja inferior ao valor total da fatura, o banco pode automaticamente efetuar o pagamento mínimo.

É importante ficar atento a data de vencimento e ao valor total de sua fatura. Isso porque se não houver fundos o cliente pode entrar no cheque especial – modalidade que tem um dos juros mais altos do mercado.

É cobrado alguma tarifa para cadastramento da fatura em débito automático?
Não, trata-se de um serviço gratuito. Com ele a sua fatura será paga integralmente sempre na data de vencimento. Alguns bancos só disponibilizam essa função para cartões administrados pela própria instituição. Por exemplo, o cartão Itaucard só pode ser cadastrado em débito automático em uma conta bancária no Banco Itaú, o mesmo ocorre com o Bradesco e o Santander.

O que acontece se não houver fundos na conta?
Caso não tenha saldo ou limite de cheque especial pré-aprovado, a fatura não será paga, nesse caso o cliente fica sujeito aos juros do crédito rotativo e multa por atraso. É importante tomar cuidado para que a sua dívida não se transforme em uma verdadeira “bola de neve”, visto que os juros do cartão de crédito podem chegar facilmente a 800% ao ano.

Como cadastrar fatura em débito automático?
Para pedir o cadastramento é necessário entrar em contato com a sua administradora para verificar a possibilidade de utilizar o serviço e em quais instituições o cadastramento pode ser efetuado.

Acredito que o serviço seja indispensável, principalmente para quem costuma gastar bastante no cartão de crédito, pois o cliente não precisa ficar enfrentando fila na agência para conseguir efetuar o pagamento, basta ter saldo suficiente na conta.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás