Juros

Lei vai limitar juros do rotativo do Cartão de Crédito

Atualmente os juros do cartão de crédito podem ser considerados uma agiotagem legalizada, pois a taxa pode ultrapassar os 800% ao ano, pois não há regulação do setor.

Quanto o seu cartão de crédito cobra de juros por ano? É provável que ele lhe cobre mais de 300% ao ano, pois já existem administradoras que cobram mais de 480% a.a. Isso só acontece pois não há ainda nenhuma regulamentação no Brasil, as administradoras são livres para cobrar o que quiserem. Mas isso está com os dias contados, pois um projeto de lei aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) limita os juros do rotativo em 2x o valor da CDI, que atualmente em 14% ao ano.

De acordo com o relator da proposta, senador Lindbergh Farias do PT do Rio de Janeiro em Setembro de 2016 a taxa de juros do crédito rotativo chegou ao patamar de 480% ao ano. Diante dessa informação disse: “Isso faz com que uma dívida de R$ 1 mil de um trabalhador que compre no cartão de crédito e venha a perder seu emprego posteriormente chegue ao montante de R$ 6,6 milhões em cinco anos”, afirmou.

O autor da proposta que limita os juros do cartão de crédito é o senador Ivo Cassol do PP-RO, de acordo com ele a única maneira de evitar abusos nos juros é estabelecendo um limite regulatório.

Pelo projeto de lei a taxa máxima dos juros do rotativo seria de duas vezes o valor do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), esse índice é utilizado para remunerar vários investimentos como CDB, LCA e LCI. Atualmente o CDI está em 14% ao ano, caso a lei estivesse em vigor hoje os juros máximos do cartão de crédito seriam de 28% ao ano.

Até agora nem a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e nem a Abecs (Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito) se pronunciaram a respeito do projeto de lei aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e que agora segue para votação no plenário.

No cenário atual uma dívida fica, facilmente, impagável caso seja atrasada por alguns anos. É preciso que haja um limite, não é certo que os bancos e administradoras de cartões sejam livres para cobrar o quanto quiserem, é preciso estabelecer um limite de valor para evitar abusos. A única preocupação é com o fato da diminuição dos juros de certa forma acabar estimulando o uso do crédito rotativo, mas isso pode ser resolvido com uma forte campanha de conscientização.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás