Juros

Parcelamento sem juros no cartão de crédito pode ser proibido no Brasil

Parcelamento sem juros no cartão pode ser considerado propaganda enganosa.

Um projeto de lei pode criminalizar a oferta de parcelamento sem juros no cartão de crédito. De acordo com a PL, o parcelamento sem juros no cartão de crédito constitui uma propaganda enganosa, uma vez que não existe financiamento sem custo. Ademais, para ofertar o parcelamento sem a incidência de juros muitos estabelecimentos acabam embutindo o custo do financiamento no preço do produto, o que acaba encarecendo a compra até mesmo daqueles usuários que não optam pelo parcelamento.

Em prol da transparência, lei pode proibir a oferta de parcelamento com o mesmo preço do valor à vista.

O relator do projeto é o deputado Franco Cartafina.

Nos Estados Unidos não é comum a oferta de financiamento sem custo nas compras com cartões, até porque o “custo zero” no parcelamento não existe.

Ao ver a oferta “sem juros” muitos consumidores acabam tendo a sensação de que pagaram o valor à vista do produto de forma fracionada, o que não é verdade.

PARCELAMENTO EM ATÉ 12 VEZES SEM JUROS

O parcelamento de compras no cartão é algo bastante comum no Brasil, a maioria dos cartões permitem o parcelamento de compras em até 12 vezes sem juros, dependendo do estabelecimento e do valor da compra.

Essa opção de pagamento é tão popular que muitas credenciadoras já vendem planos para os estabelecimentos com essa opção de financiamento que, logicamente, não sai de graça. Quanto maior o prazo do financiamento, maior é a taxa de juros.

O parcelamento sem juros é a principal estratégia de marketing de muitos empreendedores. Há clientes que não compram se o estabelecimento não oferecer opção de parcelamento “sem juros”, o que obriga muitos estabelecimentos a “embutir” o custo desse financiamento nas mercadorias.

No Brasil já existe uma lei que permite que os estabelecimentos ofereçam descontos de acordo com a forma de pagamento. Na prática, os estabelecimentos podem dar desconto ao consumidor caso ele pague em dinheiro ou então utilize uma forma de pagamento menos onerosa para o varejista.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) possui um artigo que veta a oferta de crédito “sem juros”, “gratuito”, “sem acréscimo”, mas existe um parágrafo único que aplicação uma exceção aos pagamentos com cartão de crédito, ou seja, permite que a oferta de parcelamento sem juros seja aplicada às vendas com cartões.

O governo agora quer retirar essa exceção, o que fará com que se torne ilegal a oferta de parcelamento sem a incidência de juros no cartão de crédito. O custo desse financiamento dito “sem juros” é sempre repassado ao valor da compra, pois o empreendedor certamente não faz uma venda no “prejuízo”.

Assim, o parcelamento sem juros no cartão pode estar com os dias contados, pois o Código de Defesa do Consumidor (CDC) pode eliminar a exceção que existe para esse meio de pagamento, que impede que esse tipo de oferta não seja enquadrada como propaganda enganosa.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

12 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

12 meses atrás