Informação

Nota ou Cupom Fiscal terá que ser impressa na máquina de cartão

Coibir a sonegação de impostos e, assim, aumentar a arrecadação de ICMS, esse é o objetivo da nova lei que torna obrigatória a emissão da Nota ou Cupom Fiscal em uma máquina de cartão integrada à Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.

No Ceará um projeto de lei foi aprovado nesta quinta-feira (21/07) ele obriga as operadoras de máquinas e terminais de cartões a imprimirem a nota e/ou cupom fiscal no momento da compra. O sistema deverá ser integrado ao Sefaz (Secretária Estadual da Fazenda) e evita que o comerciante sonegue impostos, não emitindo nota fiscal.

Desconto à vista deve valer para pagamento com cartões de crédito ou débito. (divulgação)

A lei torna as empresas de máquinas de cartões responsáveis solidariamente pelo recolhimento do tributo. O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) será recolhido no momento da venda, através de um sistema integrado à Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.

Segundo a Sefaz-CE, está é uma alternativa para evitar o aumento dos impostos e equilibrar as contas públicas. A expectativa é de que a nova lei aumente a arrecadação de impostos, uma vez que ela combate a sonegação de impostos nas vendas com cartões de crédito e débito.

Sistema já está em fase final de testes – O sistema desenvolvido pela Secretaria da Fazenda já está em fase final de teste em seis empresas, de três diferentes setores. Em até 30 dias a lei deve ser regulamentada.

Segundo a Sefaz, o custo para adaptação será mínimo para o empresariado, que deverá solicitar a troca do equipamento junto à empresa responsável pela máquina de cartões.

A iniciativa é inédita no país. Não há nenhum estado que possua até o momento o sistema de pagamento com cartões de crédito e débito integrado à Secretaria da Fazenda. Estima-se que 68% das vendas no estado do Ceará sejam através de cartões de crédito e débito, daí a importância de combater a sonegação de impostos através de um sistema integrado.

A multa para quem tentar burlar o sistema é de R$ 100 mil. Após a regulamentação os empresários e as empresas de máquinas de cartões terão um prazo para trocar os equipamentos e, dessa forma, implantar o sistema de cupom fiscal integrado às máquinas de cartões.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás