Fatura

Pagar fatura de cartão de crédito com outro cartão começa ser legalizada

No Brasil esse tipo de prática é bastante comum: Pagar a fatura de um cartão de crédito com outro cartão de crédito. Essa “estratégia” ganhou popularidade no Brasil quando muitas administradoras de cartões de crédito passaram a permitir o pagamento de contas e boletos. Essa prática foi durante muitos anos encarada como ilegal, pois gera o autofinanciamento, a boa notícia é que agora esse tipo de prática começa a ganhar status legalizado, entenda.

MercadoPago, PicPay e vários outros sites e aplicativos permitem o pagamento de contas e boletos via cartão de crédito. Nos últimos meses essas empresas pararam de aceitar boletos de algumas administradoras após reclamação das próprias empresas, pois é de interesse da administradora que o cliente utilize o pagamento mínimo ou parcelamento da fatura em vez de apenas “rolar” a dívida para o mês seguinte sem a cobrança dos juros do cartão de crédito.

Após a cobrança de juros e IOF muitos serviços como PicPay e MercadoPago voltaram a aceitar o pagamento de faturas de alguns cartões de crédito. O que pode abrir caminho para que o consumidor continue a “empurrar” o pagamento do cartão com outro cartão. Todavia, é preciso tomar cuidado para não cair em um ciclo vicioso, o que pode tornar uma simples dívida em uma verdadeira bola de neve.

A prática já foi bastante condenada pela CMN e pelo Banco Central, pois o autofinanciamento acaba colocando em risco o sistema financeiro nacional.

Contas, Boletos e Recarga de Celular já pode ser paga com cartão de crédito pelo aplicativo do MercadoPago (divulgação)

PARA SER LEGAL, DEVE HAVER COBRANÇA DE JUROS E IOF

Uma das condições impostas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de que as empresas que oferecem o pagamento de contas e boletos via cartão de crédito cobrem juros e recolham o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), dessa forma é possível impedir que o consumidor apenas use a estratégia para burlar pagamentos.

Para André Tavares, especialista em finanças pessoais, a estratégia põe em risco as finanças do consumidor caso se torne um hábito: “O consumidor não paga a fatura, em vez disso ele posterga o pagamento para a data de vencimento da fatura do outro cartão, além de juros é preciso ainda arcar com IOF de até 6,38%”.

Mas a estratégia nem sempre é negativa, muita gente utiliza o serviço para acumular mais milhas no cartão de crédito, visto que o pagamento de contas com serviços de terceiros acaba sendo considerada como uma tradicional compra no cartão, o que gera milhas! Mas é preciso analisar o custo-benefício e só usar em situações pontuais, como quando falta uma determinada quantidade de pontos para resgatar uma determinada passagem aérea, por exemplo.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás