Maquininha

Prefeitura do Rio de Janeiro credencia empresas para receber tributos com cartões

Prefeitura do Rio de Janeiro fará chamamento público para credenciar empresas de cartões que desejam processar pagamentos para o município.

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, publicou no Diário Oficial do Município (DOU) a resolução 3.105 que autoriza o credenciamento de empresas de cartões para o processamento de tributos municipais via cartões de crédito e débito.

Dentre os tributos que poderão serem pagos no cartão, estão: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Impostos sobre Serviços), ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imobiliários), Licenças, Alvarás, dentre outros.

Impostos do município do Rio de Janeiro poderão, em breve, serem recolhidos via cartões de crédito e débito. A prefeitura já publicou o chamamento público às credenciadoras para, assim, instalar maquininhas nos órgãos públicos que recolhem valores ao município.

A iniciativa, segundo o Poder Público, não terá nenhum ônus para o município, as empresas terão que repassar o pagamento dos tributos à vista à prefeitura. O contribuinte, em contrapartida, terá a opção de pagar os tributos do município à vista ou parcelado, sendo que o custo do financiamento poderá ser repassado ao contribuinte.

A expectativa é de que dentro de 90 dias a credenciadora de pagamentos já esteja definida, a partir daí a empresa vencedora tem o prazo de 45 dias para implementar a tecnologia de pagamento nos órgãos públicos definidos no Edital.

Com a implementação da tecnologia de pagamento, o contribuinte Pessoa Física ou Jurídica poderá pagar tributos no cartão de crédito parcelado e, dependendo do vencimento da fatura, ganhar até 45 dias para começar a pagar.

Em uma segunda etapa também está prevista a implantação do sistema de pagamentos com cartões no website e aplicativo da prefeitura, o que facilitará o dia a dia do contribuinte, que não precisará mais se deslocar a um órgão municipal para regularizar débitos municipais.

Com a ampliação das formas de pagamento o município também espera que isso ajude a reduzir a inadimplência dos contribuintes e, consequentemente, aumente a arrecadação do Rio de Janeiro.

Dentre as possíveis candidatas da concorrência da prefeitura estão: Rede, Cielo e a GetNet do Banco Santander.

A aceitação de cartões nos órgãos municipais é justa, visto que no Estado do Rio de Janeiro já existe incluisve uma lei que obriga as praças de pedágios a receberem pagamentos com cartões.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás