Negociação de Dívidas

Quanto mais velha a dívida, maior o desconto para negociar!

As dívidas de cartões de crédito ou de outros produtos financeiros costumam cair com o tempo. Quanto mais próximo de sair do SCPC ou SERASA, maior o desconto concedido.

No Brasil é cada vez maior o número de consumidores que possuem dívidas inscritas nos órgãos de proteção ao crédito como SCPC ou SERASA. As motivações para a inadimplência vão desde a perda do emprego em virtude da crise econômica até o descontrole financeiro no momento da compra, há pessoas que fizeram do limite do cartão de crédito um segundo salário. Neste artigo o Cartão a Crédito explicará o porquê quanto mais velha a dívida, maior o desconto para negociar.

O desconto de dívidas antigas – aquelas que estão chegando perto de cinco anos – pode chegar a até 99% do valor da dívida. Isso acontece porque depois que o nome do consumidor inadimplente sai dos órgãos de proteção ao crédito, fica muito difícil para a empresa receber, pois o cliente pode não ter mais interesse em ter um relacionamento comercial com a empresa.

Não estou recomendando que espere 5 anos para negociar uma dívida, muito pelo contrário! Essa é apenas uma informação para que o consumidor que não tem condições de pagar o débito no momento fique mais calmo, afinal, nenhuma dívida é pra sempre no Brasil!

Caso o credor (empresa responsável pela dívida) esteja cobrando juros abusivos e não esteja disposta a negociar, dê tempo ao tempo!

Dívidas vencem nos órgãos de proteção ao crédito

A principal razão dos superdescontos quando a dívida chega perto de cinco anos é que ela está perto de “caducar”, nenhum débito pode ficar mais de 5 anos inscrito no SCPC ou SERASA. Se a dívida não for negociada em cinco anos, mesmo que o consumidor não pague a dívida, ela sai dos órgãos de proteção ao crédito.

O fato da dívida ter saído dos órgãos de proteção ao crédito não significa, no entanto, que ela não existe mais, significa apenas que ela deixou de negativar o consumidor nos órgãos de proteção ao crédito. O nome do consumidor fica “limpo” nos órgãos de crédito, mas para o credor ele continuará a existir, embora consiga ter crédito na concorrência.

Quando a dívida faz cinco anos – sai dos órgãos de proteção ao crédito – já vi dívidas de R$10.000,00 serem negociadas por R$100,00. Parece absurdo, mas acontece! Evidentemente que uma dívida negociada com tanto desconto gerará uma restrição internet na empresa credora da dívida, mas nada de mais, afinal, o que não falta é concorrência.

As dívidas com mais de 5 anos e que já saíram dos órgãos de proteção ao crédito são consideradas “perdidas”, daí o interesse da empresa em negociar para, pelo menos, ganhar alguma coisa do consumidor. A principal motivação dos inadimplentes para quitar dívidas é ficar com o “nome limpo”, algo que uma dívida vencida não oferece mais.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás