Pré-pago

Cartão pré-pago ou cartão de crédito com limite por investimentos

O PagBank, do PagSeguro, trouxe para o Brasil uma nova modalidade de cartão de crédito que, aos poucos, começa a ser oferecida por outros bancos e administradoras, trata-se do cartão com limite vinculado a investimentos. Essa nova modalidade é muito confundida com o cartão pré-pago, eis que aqui explicamos a diferença entre esses dois tipos de cartões.

O Inter foi o primeiro banco a aderir ao modelo de cartão de crédito sem burocracia cujo limite é garantido por investimento de renda fixa. (imagem: divulgação Banco Inter)

O cartão pré-pago já é bastante comum no Brasil, nele o cliente deposita um valor no próprio cartão e passa a utilizá-lo como se fosse um cartão de crédito, a diferença é que o cartão pré-pago não permite parcelamento de compras, visto que o valor de suas compras é descontado instantaneamente do saldo do cartão.

Já o cartão de crédito com limite atribuído por investimento é diferente, o banco usa o investimento na instituição como garantia para conceder o limite de crédito.

O seu dinheiro ficará rendendo na conta. Caso utilize o limite concedido por investimentos, o banco faz uma “trava” no investimento impedindo que o usuário resgate o valor que foi comprometido; a medida que o usuário paga a fatura, o valor “preso” no investimento vai sendo liberado para resgate.

No cartão com limite por investimento o banco não tem nenhum risco de inadimplência, pois se o consumidor não pagar a fatura a instituição pode promover a baixa automática do valor aplicado.

Por não apresentar risco de inadimplência, essa nova modalidade também pode ser contratada por pessoas que estão com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

A seguir, confira uma tabela explicando a diferença entre essas duas modalidades:

Pré-pago Crédito por investimento
Limite é igual ao saldo na conta/cartão? Sim Sim
Pode ser solicitado por negativados Sim Sim
É possível gastar mais do que tem na conta? Não Não
É possível parcelar compras? Não Sim
As compras debitam automaticamente do saldo? Sim Não
O limite temporário pode virar definitivo? Não Sim
O valor deixado na conta rende? Não Sim
Qual o nível de burocracia? Zero Zero

Como podem perceber, o cartão com limite por investimento apresenta vantagens superiores ao cartão pré-pago. Ademais, caso tenha um bom relacionamento com a instituição financeira existe a possibilidade do limite disponibilizado por investimento ser liberado de forma definitiva pelo banco ou instituição financeira.

Há cartões em que o montante precisa ser aplicado obrigatoriamente em um investimento de prazo fechado; já em algumas instituições (Inter e Nubank) o valor fica disponível na liquidez diária, ou seja, pode ser resgatado a qualquer momento. Caso o consumidor resgate a aplicação o limite do cartão é automaticamente reduzido, visto que o usuário perde a garantia.

Nos Estados Unidos o cartão com limite em investimentos é chamado de “cartão secured”. No Brasil a modalidade está disponível no PagBank, Banco Inter, Nubank e, recentemente, foi disponibilizado pela Credicard.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás