Saldo da conta do Nubank poderá ser convertido em limite



O Nubank está testando uma nova funcionalidade que permite que os titulares do roxinho utilizem o saldo da conta digital como garantia para aumento e/ou concessão de limite. A funcionalidade é parecida com o CDB Mais Limite do Banco Inter, após o usuário configurar o limite do cartão o banco faz um “bloqueio temporário” no resgate do valor proporcional na conta digital do Nubank.

Cartão Nubank mexicano, o Nu MasterCard

Para permitir que usuários que não passam na análise de crédito, Nubank testa limite de crédito por investimento na conta digital da fintech. (imagem: divulgação Nubank)

A novidade é ideal para quem tem dinheiro parado na conta do Nubank, pois ela permitirá o aumento automático (e sem burocracia). Se o limite do cartão não estiver comprometido, o usuário não fica impedido de realizar o resgate do investimento (se estiver na liquidez diária).

A novidade que está sendo testada pelo Nubank é mais interessante do que o do PagBank, a conta do PagSeguro, pois ela não exige que o consumidor invista em um CDB com vencimento em mais de 180 dias (seis meses). O limite por investimento do Nubank é bastante semelhante ao anunciado pelo Banco Inter, cuja “trava” de resgate só acontece proporcionalmente ao valor utilizado de limite.

Em caso de inadimplência a fintech poderá resgatar o dinheiro da conta digital automaticamente para quitar a fatura, assim, não há risco de inadimplência para o Nubank.

Outro ponto interessante é que o limite liberado por investimento pode se tornar definitivo, visto que a fintech poderá analisar o seu perfil de consumo, caso tenha um bom relacionamento com a instituição, são grandes as chances do limite temporário virar definitivo sem que o titular tenha que manter o investimento no roxinho.

A seguir listamos algumas das vantagens dessa nova modalidade de crédito:

  • Concessão ou aumento de limite automático (sem burocracia);
  • Possibilita que mesmo as pessoas que estão com o “nome sujo” tenham limite de crédito;
  • Seu dinheiro fica rendendo na conta do Nubank (100% do CDI);
  • Caso o limite do cartão não esteja comprometido, o correntista pode fazer o resgate a qualquer momento, desde que tenha optado pela liquidez diária;
  • O limite temporário pode virar definitivo com o tempo;
  • O RDB do Nubank possui a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC);

Essa nova categoria de cartões de crédito aos poucos começa a se popularizar no Brasil. Além do Nubank, modalidade já está sendo oferecida no PagBank, Banco Inter e, recentemente, foi anunciada pela Credicard.

Nos Estados Unidos o cartão de crédito com garantia – secured – já é bastante comum.