Categorias: Dúvidas

Como funciona o Cartão Pré-pago?

O Cartão Pré-pago não é muito popular no Brasil quanto os cartões de crédito e débito, isso porque ele é ainda pouco utilizado pelas pessoas. Por um lado ele trás muitas facilidades, podendo ser utilizado por qualquer pessoa, na maioria das vezes sem a necessidade de comprar renda, ter nome limpo ou abrir conta em banco, porém é preciso tomar cuidado ao contratar esse meio de pagamento pois ele costuma ter muitas taxas para utilização de seus recursos. A sua utilização é bem parecida com um cartão de débito comum, porém ele não precisa estar atrelado a uma conta bancária, com ele você faz compras e também pode efetuar saques nos caixas eletrônicos.

O que é um Cartão Pré-pago

Vamos esclarecer o que é um cartão pré-pago caso você esteja em dúvida. O Cartão Pré-pago é semelhante a um cartão de débito, porém ele não precisa estar relacionado a uma conta bancária, qualquer pessoa pode adquirir um cartão e “recarregar”, isto é, adicionar fundos para utilização. Com o saldo do cartão é possível realizar compras em estabelecimentos que aceitam a bandeira, comprar pela internet, realizar saques nos caixas eletrônicos ou ainda realizar transações através da internet.

Com o Cartão Recarregável (Pré-pago) não é possível fazer o parcelamento de compras igual um Cartão de Crédito, isso porque você só pode utilizar o cartão de acordo com o saldo disponível. Então se você comprar um produto de determinado valor, ele será descontado do seu saldo imediatamente, então não é possível comprar parcelado, pois não há limite, o limite é o saldo que você possui no cartão.

Desvantagens
Normalmente um cartão pré-pago possui muitas taxas, bem como: adesão, mensalidade, taxa de recarga, taxa de saque, segunda via, entre outros. Por isso antes de efetuar uma contratação é preciso pesquisar bastante. Para quem precisa das funcionalidades de um cartão pré-pago mas não quer pagar tarifa, o ideal é abrir uma conta poupança, pois você receberá um cartão de débito, no qual poderá utilizar para compras e saques. Diferentemente do cartão pré-pago, o Cartão de Débito não possui taxa de adesão, mensalidade e taxa de recarga caso esteja atrelado a uma conta poupança.

Vantagens
Hoje o Cartão Pré-pago vem sendo utilizado para o pagamento de mesada para os filhos, compras ou pagamento de despesas a terceiros, você pode por exemplo fazer um cartão para o seu empregado (a) e depositar um valor sempre que necessário. Além de não precisar ficar andando com dinheiro em espécie, o usuário ainda poderá realizar diversos serviços. A vantagem do Cartão pré-pago em relação ao Cartão de Débito é que alguns cartões podem ser utilizados para compras através da internet na função crédito, porém note que apesar de poder efetuar o processamento da transação na função crédito não é possível fazer o parcelamento com um cartão pré-pago, pois o valor total será descontado do seu saldo no ato da compra.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

12 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

12 meses atrás