Categorias: Dúvidas

É débito ou crédito? Qual a diferença?

Os consumidores que estão acostumados a utilizarem cartões no seu dia a dia já estão acostumados a ouvir a seguinte pergunta: “É débito ou crédito?”, tal questão é solicitada por praticamente todos os estabelecimentos no momento do pagamento. O lojista precisa dessa informação para celular a opção correta na maquininha de cartões, caso você informe que é crédito e for débito (e vice-versa) a sua transação não será aprovada, pois o plástico foi passado na opção errada. Neste artigo explicaremos sucintamente qual é a diferença entre esses dois meios de pagamento.


No começo eu sempre me atrapalhava na hora de responder a essa questão. Por isso, já tive, várias vezes, o pagamento recusado por informar uma opção errada.

COMO FUNCIONA O CARTÃO DE DÉBITO

O Cartão de Débito é normalmente vinculado a uma conta bancária (conta corrente, poupança, salário ou de investimentos), sua principal característica é não permitir o parcelamento de suas compras. O valor da transação será sempre debitado do seu saldo bancário. Por esse motivo o cartão de débito é considerado como um pagamento à vista.

Exemplo: Carlos foi em um estabelecimento e gastou R$100,00 no débito. Isso significa que esses cem reais foram descontados, automaticamente, da sua conta.

A principal vantagem do débito é que ele dispensa a necessidade de realizar saques e ficar andando com dinheiro em espécie, o que tem se tornando uma grande preocupação dos consumidores em virtude da violência.

Obter um cartão de débito é fácil, ao abrir uma simples Conta Poupança (sem tarifa) o cliente já recebe um cartão com bandeira MasterCard Maestro, Visa Electron, ELO ou Hiper. Não é cobrada nenhuma tarifa para realizar compras no débito.

Dica: compras no débito são como pagamento à vista, então negocie um desconto no momento do pagamento.

COMO FUNCIONA O CARTÃO DE CRÉDITO

O Cartão de Crédito é o oposto do débito, a compra feita no crédito não é deduzida automaticamente do saldo de sua conta, ela sequer precisa estar atribuída a uma conta bancária. A principal vantagem do cartão de crédito é que ele permite o parcelamento de suas compras em até 12 vezes sem juros.

O cliente não precisa ter dinheiro na conta para comprar no crédito, basta ter limite disponível. As compras realizadas são cobradas mensalmente pela administradora através de uma fatura (conta). Podemos resumir o cartão de crédito da seguinte forma: “É um plástico que o cliente compra e só paga a administradora na data de vencimento, podendo efetuar parcelamento em até 12x”.

Como ele não funciona através do saldo de uma conta, o valor que uma pessoa pode gastar depende do limite de crédito, que é calculado pela administradora através de uma análise de risco, levando em conta, principalmente, a renda do titular e a capacidade de pagamento.

Podem ser emitidos nas bandeiras MasterCard, Visa, Elo, Hiper, American Express, Sorocred, Avista, Hipercard, dentre outras.

Cartão Múltiplo – Existe também o cartão múltiplo (normalmente oferecido apenas para os correntistas) com ele é possível ter a função DÉBITO E CRÉDITO no mesmo plástico. O cliente deverá escolher qual função deseja utilizar no momento da compra:

Por exemplo, ele será questionado: É débito ou crédito? Nessa hora ele pode optar por uma modalidade de pagamento. Lembrando que se optar pelo débito a transação será descontada instantaneamente do saldo da conta vinculada a conta; já se optar pelo crédito a compra será cobrada em sua próxima fatura.

Esperamos que você tenha conseguido compreender a diferença entre o Cartão de Crédito e o de Débito. Quando for questionado, certamente, saberá responder!

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

12 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

12 meses atrás