Rede Credenciada

Estabelecimentos já podem aceitar todos os cartões em única máquina

Fim da exclusividade de bandeiras: Máquinas de cartões de crédito e débito já podem aceitar todos os cartões em um único equipamento. Ganhará o mercado a empresa que oferecer a maior variedade de bandeiras com a menor taxa!

A partir de hoje (24/03) os estabelecimentos vão poder optar por máquinas de cartões de crédito e débito que aceitem todas as bandeiras de cartões do mercado brasileiro, a novidade que acaba com a exclusividade entre máquinas e bandeiras chega ao mercado nacional para aumentar a concorrência entre os meios de pagamento e, ao mesmo tempo, reduzir as taxas aos estabelecimentos e o custo para receber pagamentos através do dinheiro de plástico.

Governo realiza várias ações para reduzir o custo dos cartões aos estabelecimentos e derrubar os juros. Fim da exclusividade de bandeiras e limitação do rotativo estão entre as ações. (divulgação)

Fim da exclusividade evita que estabelecimentos tenham que ter mais de uma máquina para aceitar todos os cartões de crédito e débito do mercado – Essa é, sem dúvida, a maior vantagem do fim da exclusividade de bandeiras. Os estabelecimentos tendem a optar por uma máquina apenas, a máquina que aceitar mais cartões e oferecer as menores taxas tende a ser a vencedora na preferência dos lojistas.

Antes a bandeira Hiper (Itaú) só passava em máquinas da Rede (controlada pela mesma empresa). Assim como o ELO, só passava na máquina da Cielo. Com o fim da exclusividade ambas as bandeiras vão poder passar em máquinas e terminais de cartões da Cielo, Rede, GetNet, etc.

Vale lembrar que a nova regra não obriga as máquinas a formar parceria com todas as bandeiras do mercado. Ela apenas acaba com a limitação imposta pelas empresas através do contrato de exclusividade. A partir da resolução 3.815 do Banco Central do Brasil (BCB) será ilegal manter contratos de exclusividades com bandeiras.

Com o livre mercado, a tendência é que as taxas para receber pagamentos com cartões caiam drasticamente, já que antes o estabelecimento era obrigado a contratar mais de uma maquininha para aceitar todas as bandeiras do mercado, encarecendo os custos e as taxas.

Câmara de Liquidação Unificada – Além de acabar com a exclusividade entre máquinas e bandeiras o BC anunciou que em Setembro de 2017 começará a funcionar a Câmara Unificada de Liquidação de Pagamentos com Cartões, que deve centralizar a compensação de pagamentos com o dinheiro de plástico. Hoje cada empresa oferece uma estrutura própria de liquidação, o que acaba fazendo com que o estabelecimento demore até 45 dias para receber as vendas com cartões. A unificação deve, entre outras coisas, agilizar o recebimento das vendas com cartões de crédito e débito, podendo o prazo para recebimento das vendas cair para 1 ou 2 dias úteis.

No dia 03 de Abril de 2017 começa a funcionar também uma regra que proíbe o uso do rotativo por mais de trinta dias, tal medida visa reduzir os juros abusivos do crédito rotativo do cartão de crédito.

Última edição às 08:50 a.m do dia 24 de Março de 2017 por Nathália.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás