Categorias: Informação

Mesma compra cobrada 2x no Cartão de Crédito

É raro encontrar um consumidor que não utilize, pelo menos, um cartão de crédito, isso porque o meio de pagamento popularizou-se em todo o país. Hoje vamos falar sobre um problema que pode acontecer nas transações realizadas com o dinheiro de plástico. Uma mesma transação cobrada duas vezes, gerando dessa forma a duplicidade no pagamento.


Embora a maioria das transações duplicadas ocorram em compras pela internet, ultimamente muitos consumidores têm sido vítima do problema nas compras presenciais. No meio do pagamento – normalmente após digitar senha – a máquina apresenta um erro, daí o estabelecimento reinicia o processo e pede para que o cliente redigite a senha, tudo isso sem verificar que a transação anterior havia sido aprovada.

Então é preciso tomar cuidado, caso a transação apresente erro ou problema no pagamento durante o processamento, peça para que o estabelecimento verifique no histórico do equipamento se a transação anterior não foi validada. Isso pode evitar que você seja cobrado duas vezes pela mesma transação por um erro da loja.

Alerta por SMS – O Itaucard, Credicard, Bradesco e várias outras administradoras de cartões de crédito, disponibilizam um serviço de alerta de compras por mensagens SMS, por meio dele é possível ser alertado cada vez que uma transação é aprovada em seu cartão de crédito. Manter esse serviço ativo, fará com que você seja alertado no momento da compra que a tentativa foi aprovado, o que evitará que você realize uma nova tentativa de pagamento.

Já nas compras pela internet o problema é mais comum, normalmente é uma falha no site. O cliente recebe uma mensagem de erro ou tem a conexão interrompida no momento da transação, daí ele refaz o pagamento, gerando dessa forma a cobrança em duplicidade.

O que fazer? Caso seja vítima de uma compra duplicada a nossa dica é procurar o estabelecimento o quanto antes, é ele quem deverá proceder com a solicitação de estorno e posterior cancelamento da compra. Não adianta ligar para a administradora e dizer que você não fez aquela transação duas vezes, pois ela não tem autoridade para realizar o cancelamento sem a autorização do estabelecimento.

É preciso que o estabelecimento ou site que gerou a cobrança faça o cancelamento da transação que gerou a duplicidade e posteriormente realize o estorno no cartão de crédito do cliente.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás