Juros

Nova lei pode acabar com os juros abusivos do Cartão de Crédito

Se estivesse em vigor hoje, juros do rotativo do cartão de crédito seriam de, no máximo, 28% ao ano. Como não há regulamentação já existem administradoras que cobram mais de 500% ao ano.

Atualmente as administradoras de cartões de crédito podem cobrar o quanto quiserem de juros no rotativo do cartão de crédito, não é atoa que já existem cartões com juros de mais de 800% ao ano. Ao que tudo indica essa farra dos bancos deve acabar em breve, uma proposta aprovada nesta terça-feira (29) limita os juros do cartão de crédito. Pela proposta não poderão ser cobrados juros maiores que o dobro do CDI (Certificado de Depósito Bancário), taxa próxima a Selic.

Por não ter regulamentação as administradoras são livres para fixar a taxa de juros do crédito rotativo.

Por falta de regulamentação as empresas são livres para definir qual será a taxa de juros do rotativo em caso de atraso, parcelamento de fatura, financiamento de fatura, saque usando a função crédito, etc.

O projeto de lei é de autoria do senador Ivo Cassol do PR-RO, segundo ele: “Os juros abusivos exigem limites regulatórios”.

Para virar lei o projeto agora segue para votação no plenário da câmara.

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um índice usado pelos bancos para tomar empréstimos, ela é utilizada para remunerar, principalmente, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e a LCI (Letras de Crédito Imobiliário), atualmente a taxa está em 14% ao ano.

Caso o projeto de lei já estivesse em vigor, o máximo de juros que as administradoras poderiam cobrar seria 28% ao ano, uma taxa muito menor a praticada atualmente. Como não há regulamentação existem administradoras que cobram 300%, 400% e até, INCRÍVEIS, mais de 800% ao ano.

Já cansamos de anunciar o aumento da taxa de juros do rotativo do cartão de crédito, pois, praticamente todo mês tem aumento na taxa média. Limitar os juros cobrados em até 2x o valor do CDI (taxa próxima da Selic) é uma excelente solução, ainda que tal taxa possa ser considerada alta pelos padrões internacionais.

Quem não deve estar gostando muito dessa novidade são os bancos e administradoras de cartões. Nós entramos em contato com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito), mas até o fechamento dessa matéria não obtivemos nenhuma resposta.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás