Negociação de Dívidas

O que acontece se eu não pagar nem o mínimo do cartão de crédito?

Com alguns dias de atraso a administradora já pode cancelar o limite e até enviar o nome do consumidor para o SCPC ou SERASA caso nem o valor mínimo seja pago.

O desemprego e a piora no cenário econômico brasileiro tem feito com que muitos não conseguissem mais honrar seus compromissos financeiros. Alguns clientes chegam ao ponto de já não conseguir mais nem efetuar o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito, o que pode prejudicar o relacionamento do cliente com o banco/administradora e até ocasionar no cancelamento definitivo do cartão de crédito, afinal, haverá inadimplência.

Ao não pagar o valor total da fatura e nem o mínimo o cliente passa a ser considerado inadimplente pela administradora. O limite de crédito pode ser cancelado após uns 10 dias de atraso. Caso a situação não seja regularizada o quanto antes, além da cobrança de juros até o mês seguinte, a administradora pode realizar o cancelamento definitivo de seu cartão de crédito.

Ao efetuar o pagamento mínimo o cliente envia um sinal a administradora que não pode pagar o valor total, mas ele assume seus compromissos, pois financia o valor restante para o mês seguinte. Quando nem o pagamento mínimo acontece, a administradora se reserva no direito de cancelar o cartão definitivamente.

  • 10 dias de atraso no pagamento sem que o cliente tenha efetuado nem o pagamento mínimo: bloqueio do limite temporariamente;
  • 15 dias de atraso no pagamento da fatura – A administradora pode cancelar definitivamente o cartão de crédito.
  • 30 dias de atraso no pagamento da fatura – A administradora pode enviar o nome do cliente para os órgãos de proteção ao crédito, tal como, SCPC ou SERASA, com isso o cliente fica com restrição de crédito, já que passa a ter o “nome sujo”.

O ideal é sempre tentar negociar com a administradora. Caso não possa efetuar o pagamento mínimo, verifique a possibilidade de financiar o valor da fatura. Algumas administradoras permitem que o cliente realize o parcelamento de uma fatura em até 48 vezes fixas (evidentemente, com juros!).

Os juros do cartão de crédito são abusivos, eles podem superar os 400% ao ano. Além de juros o cliente acaba tendo que pagar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), juros e multa por ter feito uso do crédito rotativo do cartão de crédito.

A ação da administradora dependerá do quanto conservadora ela é. Há bancos que deixam o cliente ficar devendo até o mês seguinte, há outros que vão logo cancelando o limite após os primeiros dias de atraso.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

10 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

10 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

11 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

11 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás