Cartão de Crédito

O que fazer em caso de compra não autorizada no cartão de crédito?

Ouvir do funcionário da loja: “Compra não autorizada no cartão de crédito” é uma das situações mais constrangedoras do dia a dia. Mas saiba que a não aprovação não significa que está inadimplente.

Não há nada mais desagradável do que ter uma transação recusada no cartão de crédito, mesmo tendo limite suficiente. Este tipo de situação é desagradável e, em alguns casos, causa um grande constrangimento, pois muita gente pensa que a não autorização é porque o consumidor está inadimplente, o que não é verdade! A não aprovação de uma transação pode ser motivada por “n” motivos, neste artigo ajudaremos você a entender o porquê a sua transação pode ter sido recusada e como agir nessa situação.

Até mesmo o presidente dos Estados Unidos já teve o cartão de crédito não autorizado. Vários artistas de Hollywood também já passaram pelo mesmo.

Limite do cartão de crédito funciona como uma margem de gastos, limitando até onde o consumidor pode gastar, considere sempre o valor total da compra e não a parcela.

10 motivos mais comuns para a mensagem: compra não autorizada no cartão de crédito

Vamos lá, são 10 os motivos de recusa de transações no cartão de crédito, veja:

#1 Suspeita de Fraude – Este é o motivo mais comum, quando uma compra é bloqueada por suspeita de fraude significa que o setor de segurança bloqueou a compra até conseguir falar com o titular do cartão de crédito. Esse problema é facilmente resolvido quando o cliente entra em contato com a administradora e informa que reconhece a tentativa de compra, liberando o cartão para uma nova tentativa. É importante manter o serviço de sms ativo e o número de celular sempre atualizado no cadastro junto ao banco e/ou administradora.

#2 Limite insuficiente – 99% dos cartões do mercado possuem um limite pré-estabelecido para compras. Caso o titular exceda esse limite ele está sujeito a não aprovação de transações. Um dos principais causados desse tipo de bloqueio é o fato da maioria dos consumidores não entender como funciona o limite de compras. Veja aqui como funciona o limite dos cartões e o que você pode comprar com ele.

#3 Cartão de Crédito cancelado – Se o plástico estiver cancelado, naturalmente a compra não será autorizada. O emissor do cartão não pode cancelar o plástico sem comunicar o cliente justamente para evitar esse tipo de constrangimento.

#4 Cartão Bloqueado – Caso o plástico esteja bloqueado por: não desbloqueio antes da primeira utilização, senha incorreta, suspeita de fraude ou vencimento, nenhuma compra será aprovada.

#5 Senha Incorreta e/ou inválida para compras – A senha é um mecanismo de segurança para prevenir fraudes, caso o usuário erre o código ele terá, automaticamente, a compra cancelada.

#6 Tentativa de compra internacional em cartão nacional – Só é possível fazer compras no exterior (na internet ou de forma presencial) em cartões que sejam internacionais. Caso o usuário tente comprar algo em outra moeda em um cartão nacional a transação será, automaticamente, recusada.

#7 Uso no exterior sem aviso viagem – Não basta ter um cartão internacional, é preciso fazer o aviso viagem, que é um procedimento de segurança que desbloqueia compras no exterior por um determinado período de tempo.

#8 Problema de leitura no cartão – Caso o plástico esteja danificado ele não será lido corretamente pela maquininha e, consequentemente, não será validado para aprovar a transação.

#9 Problema na maquininha – Pode acontecer também do problema ser na maquininha do lojista, exemplo: sem conexão com a internet, queda na conexão, maquininha bloqueada ou cancelada pela administradora, etc.

#10 Bandeira não aceita pela máquina e/ou terminal – Hoje a maioria das maquininhas de cartões são capazes de aceitar todas as bandeiras, mas ainda existem muitas empresas que optaram por aceitar apenas algumas.

Não importa o motivo da recusa do cartão. Ter um cartão de crédito recusado não é vergonha para ninguém, acontece! É mais comum do que se imagina. Se isso acontecer com você use outro cartão ou meio de pagamento.

Caso não tenha outro meio de pagamento entre em contato com a central de atendimento da sua administradora para verificar o ocorrido. Pode ser apenas um bloqueio temporário para previnir fraudes, tal como mostramos na primeira opção.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

12 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

12 meses atrás