Recusa de compra no cartão de crédito por suspeita de fraude

Uma compra pode ser recusada no cartão de crédito por “n” motivos, mas o principal deles é a suspeita de fraude. A administradora faz um bloqueio por segurança até ele entre em contato com a central de atendimento para confirmar que foi ele quem realizou a tentativa de pagamento.

Em sites como Mercado Livre a maioria dos clientes já teve pelo menos uma vez o cartão de crédito recusado. Isso porque na internet o número de fraudes é maior e, consequentemente, maior o número de bloqueios por segurança.

duvida-do-usuario

O bloqueio por suspeita de fraude é comum, principalmente, quando ocorre transações atípicas, tal como:

  • Compra com valor muito maior do que aquele que o cliente está acostumado a fazer;
  • Compra em lugares muitos distantes em um curto espaço de tempo. Por exemplo, as 13h o cliente faz uma compra em São Paulo e às 15h tenta comprar algo em Brasília.
  • Estabelecimento com alto índice de fraudes. Em alguns estabelecimentos as fraudes são tantas que é comum a recusa de transações por segurança, até que a administradora consiga falar com o cliente para confirmar determinada operação.
  • Compra em horário suspeito (exemplo, na madrugada, quando o cliente nunca teve esse comportamento, etc);
  • Cliente de alto poder aquisitivo e que nunca fez uma compra parcelada e, de repente, sai parcelando tudo que vê pela frente;
  • Compra no exterior sem que o cliente tenha feito o aviso viagem;
  • Compra que excede o limite do cartão de crédito;

Ter uma compra não autorizada pela administradora é algo, sem dúvida, constrangedor, principalmente quando o cliente tem certeza de que possui o limite para determinada compra. Mas é importante ter em mente que tal atitude é por segurança, já que a administradora suspeita que o cartão de crédito possa não estar com om titular.

Após ligar para a central de atendimento da administradora a compra é liberada e, consequentemente, o cliente deve conseguir concluir a compra após realizada uma nova tentativa de pagamento.

Alguns bancos estão investindo em soluções para facilitar o dia a dia do consumidor em caso de bloqueio por fraude. O Itaucard do Itaú, por exemplo, permite que o titular confirme compras pendentes através do aplicativo Itaucard disponível para IOS e Android, isso evita que a pessoa tenha que entrar em contato para confirmar que foi ela que tentou efetuar a transação.