Categorias: Dúvidas

Posso pagar fatura de cartão antes do vencimento da fatura?

Pagar fatura antecipada libera mais rápido o limite do cartão de crédito.

Todos os meses os bancos e administradoras de cartões de crédito encaminham ao consumidor a fatura mensal para pagamento, o documento deve ser entregue até a data de vencimento, podendo o pagamento ser realizado até o dia de vencer. Caso, por algum motivo, queira efetuar antecipadamente um pagamento, saiba que isso é possível, não é necessário esperar o vencimento chegar para realizar um pagamento avulso em seu cartão.

Ao pagar antecipadamente uma fatura a principal vantagem é que o limite de crédito é liberado rapidamente, não sendo necessário esperar até o vencimento. A liberação do limite de crédito acontece, em média, três dias úteis após o pagamento (independentemente da data de vencimento da fatura), esse é o prazo de compensação do sistema bancário.

O titular também pode optar por antecipar mais de uma fatura, basta pedir a antecipação de compras parceladas, ideal para quem deseja quitar todos os seus débitos com o emissor.

Pagamento avulso

A maioria dos emissores de cartões permitem que o cliente efetue um pagamento avulso, tal procedimento gera um crédito em sua próxima fatura, caso o valor seja igual ou superior ao valor da fatura, considera-se como um pagamento antecipado.

Por exemplo: Caso efetue um pagamento avulso de R$100,00 antes da próxima fatura ser fechada, ela virá com cem reais de desconto. Caso as compras no período sejam de cem reais ou menos, não será lançada fatura. Caso o valor seja superior aos cem reais, será lançado uma fatura proporcional referente ao valor que ultrapassou o valor pago antecipadamente.

Fazer um pagamento avulso é fácil, basta acessar o internet banking do seu cartão e gerar um boleto parcial da fatura em aberto. Se preferir utilize o código de barras da fatura anterior, alterando apenas o valor do pagamento, já que a maioria das administradoras mantém o código de barra, alterando apenas o valor.

Caso o cartão de crédito seja Itaucard do Banco Itaú, o pagamento avulso (sem a fatura) poderá ser feito em qualquer agência do banco, basta ir até a boca do caixa, apresentar o cartão de crédito e informar o valor do pagamento avulso que deseja realizar.

Antecipação de compras parceladas

É possível pedir a antecipação de parcelas de compras parceladas, basta entrar em contato com o seu banco e informar que deseja antecipar o pagamento de uma determinada compra. É possível, por exemplo, lançar todas as parcelas em uma determinada fatura.

Antecipar parcelas é útil caso tenha um dinheiro disponível e queira liberar o limite de crédito do cartão de crédito.

Juros não são devolvidos

É importante salientar que em caso de antecipação de parcelas, o valor da compra será mantido, não será devolvido os juros caso a transação tenho sido parcelada com juros, pois as condições de pagamento são firmadas entre o cliente e o estabelecimento, dessa forma, no pagamento antecipado o valor inicial da transação é mantido.

Liberação de limite

Após o pagamento da fatura pode demorar até 3 dias úteis para que o pagamento seja confirmado pela rede bancária. Após a confirmação do pagamento a administradora libera o limite utilizado em seu cartão de crédito.

Por exemplo, ao pagar R$300 de fatura, esse valor é somado ao seu limite de crédito disponível, já que o valor varia conforme a utilização. No pagamento antecipado é possível liberar mais rápido o limite do cartão de crédito.

Para que seu limite seja liberado é importante que o valor do pagamento seja igual ou inferior ao valor da fatura. O valor pago a mais não é somado ao seu limite, sendo assim, não volta como limite de crédito, ele fica como crédito nas faturas subsequentes.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás