Categorias: Dúvidas

Procedimento para cancelar uma compra no Cartão de Crédito

O cartão de crédito é considerado um meio seguro de pagamento, com ele você não precisa ficar andando com dinheiro em espécie. Porém ele não é tão seguro como parece, prova disso é as grandes queixas de compras não reconhecidas que ainda surgem, mesmo com a implantação do chip na maioria dos cartões de crédito do Brasil. No post de hoje vamos falar sobre o procedimento correto para contestar/cancelar uma compra feita com o “dinheiro de plástico”, afinal a maioria dos clientes alega não saber como agir, a quem reclamar? Veja nesta matéria especial sobre o assunto.

Fiz a compra mas quero cancelar – Se você fez uma compra com o cartão de crédito mas por algum motivo deseja efetuar o cancelamento, seja por arrependimento, cobrança divergente do valor combinado, não entrega de mercadoria, etc. Saiba que o cancelamento deve ser solicitado junto ao próprio estabelecimento que o vendeu/prestou o serviço. Não adianta nada ligar na administradora, pois ela possivelmente não cancelará a despesa, já que não possui autonomia pra isso.

Certa vez tive que cancelar uma compra, pois o estabelecimento em vez de parcelar a compra em três vezes sem juros, fez o parcelamento em 8x com juros. Tive que ir até o estabelecimento e pedir o cancelamento dessa compra, posteriormente a loja passou o valor correto.

Não reconheço a compra – Caso o consumidor não reconheça a compra realizada, neste caso deve entrar em contato com a administradora do cartão para pedir o cancelamento do valor cobrado indevidamente. Como nesses casos se sugere que o cancelamento seja por fraude, a operadora do cartão deverá cancelar o seu cartão atual (mesmo que você esteja da posse dele) e solicitar uma segunda via. O setor de segurança do banco ou administradora deverá analisar a sua contestação em média em dois dias uteis, caso seja comprovada a fraude, o valor é cancelado pelo cartão.

  • Conclusão
    Cancelamento deve ser solicitado diretamente ao estabelecimento quando se reconhece a compra;
    Cancelamento deve ser solicitado diretamente a administradora quando não se reconhece a compra;

Certa vez sofri muito para fazer o cancelamento de uma assinatura de revista que estava sendo cobrada em meu cartão. A editora não queria efetuar o cancelamento, a solução que encontrei foi cancelar o cartão atual pedindo uma segunda via, e reclamei na administradora que aquela cobrança era indevida, pois ela estava sendo cobrada sem o meu consentimento, já que pedi para cancelar várias vezes, mais sem sucesso. A administradora fez a intermediação do cancelamento, e depois de dois dias confirmou o cancelamento da cobrança por “compra não reconhecida”.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

12 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

12 meses atrás