Juros

Vale a pena fazer empréstimo no cartão de crédito?

As operadoras de cartões de crédito oferecem empréstimo pelo cartão, mas a taxa de juros é alta, muito próxima do crédito rotativo.

As empresas de cartões de crédito passaram a oferecer produtos financeiros para aumentar a arrecadação. O empréstimo pessoal é o serviço mais oferecido, ele é divulgado com vários nomes diferentes: Grana de Emergência, Limite de Saque, Limite de Transferência, Linha de Crédito, etc, o que muda é só a nomenclatura, o conceito de empréstimo é o mesmo. O que muitos consumidores não sabem é que emprestar dinheiro da administradora do cartão de crédito pode sair muito caro!

Saque de dinheiro no caixa eletrônico com Cartão de Crédito é cilada (divulgação)

A taxa de juros dos empréstimos feitos pelo cartão de crédito é, geralmente, superior a taxa de um empréstimo pessoal, o valor se assemelha muito a taxa cobrada do rotativo do cartão de crédito. Mas esse tipo de empréstimo pode ser uma solução para quem precisa de dinheiro rápido e não tem crédito aprovado em uma instituição financeira com juro mais barato.

A contratação da linha de crédito geralmente pode ser feita sem burocracia pelo caixa eletrônico, central de atendimento ou internet banking. O valor pode ser transferido para uma conta bancária de sua titularidade ou então disponibilizado para saque em um caixa eletrônico.

É importante notar que ao fazer um empréstimo pessoal pelo cartão de crédito a pessoa estará sujeita às seguintes taxas: IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e tarifa de saque e/ou transferência. A instituição também pode deduzir o valor do empréstimo do limite do cartão de crédito.

Só vale a pena fazer um empréstimo no cartão de crédito se essa forma de pagamento não puder ser utilizada para pagar o que precisa! Hoje em dia a maioria dos estabelecimentos já aceitam pagamentos via cartão, é possível até mesmo pagar contas e boletos bancários (vide Pag Contas e Mercado Pago).

A conveniência de um empréstimo pelo cartão de crédito custa caro! A média de juros desse tipo de empréstimo varia de 5% a 16% ao mês.

Agiotas também oferecem empréstimos via cartão – Além das administradoras, os agiotas também passaram a oferecer – ilegalmente – empréstimos pessoais com garantia do cartão de crédito. Nos grandes centros urbanos é comum encontrar panfletos em postes com os dizeres “empréstimo pelo cartão de crédito sem burocracia”. A recomendação das administradoras é para que os clientes denunciem qualquer tentativa de empréstimo que seja feita via limite do cartão, visto que a prática é condenada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

12 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

12 meses atrás