Vale a pena fazer empréstimo no cartão de crédito?



As operadoras de cartões de crédito oferecem empréstimo pelo cartão, mas a taxa de juros é alta, muito próxima do crédito rotativo.

As empresas de cartões de crédito passaram a oferecer produtos financeiros para aumentar a arrecadação. O empréstimo pessoal é o serviço mais oferecido, ele é divulgado com vários nomes diferentes: Grana de Emergência, Limite de Saque, Limite de Transferência, Linha de Crédito, etc, o que muda é só a nomenclatura, o conceito de empréstimo é o mesmo. O que muitos consumidores não sabem é que emprestar dinheiro da administradora do cartão de crédito pode sair muito caro!

Saque de dinheiro no caixa eletrônico com Cartão de Crédito é cilada (divulgação)

A taxa de juros dos empréstimos feitos pelo cartão de crédito é, geralmente, superior a taxa de um empréstimo pessoal, o valor se assemelha muito a taxa cobrada do rotativo do cartão de crédito. Mas esse tipo de empréstimo pode ser uma solução para quem precisa de dinheiro rápido e não tem crédito aprovado em uma instituição financeira com juro mais barato.

A contratação da linha de crédito geralmente pode ser feita sem burocracia pelo caixa eletrônico, central de atendimento ou internet banking. O valor pode ser transferido para uma conta bancária de sua titularidade ou então disponibilizado para saque em um caixa eletrônico.

É importante notar que ao fazer um empréstimo pessoal pelo cartão de crédito a pessoa estará sujeita às seguintes taxas: IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e tarifa de saque e/ou transferência. A instituição também pode deduzir o valor do empréstimo do limite do cartão de crédito.

Só vale a pena fazer um empréstimo no cartão de crédito se essa forma de pagamento não puder ser utilizada para pagar o que precisa! Hoje em dia a maioria dos estabelecimentos já aceitam pagamentos via cartão, é possível até mesmo pagar contas e boletos bancários (vide Pag Contas e Mercado Pago).

A conveniência de um empréstimo pelo cartão de crédito custa caro! A média de juros desse tipo de empréstimo varia de 5% a 16% ao mês.

Agiotas também oferecem empréstimos via cartão – Além das administradoras, os agiotas também passaram a oferecer – ilegalmente – empréstimos pessoais com garantia do cartão de crédito. Nos grandes centros urbanos é comum encontrar panfletos em postes com os dizeres “empréstimo pelo cartão de crédito sem burocracia”. A recomendação das administradoras é para que os clientes denunciem qualquer tentativa de empréstimo que seja feita via limite do cartão, visto que a prática é condenada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).