Exterior

Câmbio do cartão de crédito será sempre do dia da compra

Empresas de cartões não vão poder utilizar mais a cotação do dia do fechamento da fatura, a conversão deverá ser feita em REAIS no dia em que a compra foi realizada.

O Banco Central divulgou a aprovação de uma nova regra para a conversão de compras realizadas no exteriorseja em estabelecimentos ou na internet – a conversão passará a ser feita com base na cotação do Dólar dos Estados Unidos (USD) (ou qualquer outra moeda) no dia em que a compra foi realizada. Embora a regra tenha sido aprovada pelo BC, ela só se tornará obrigatória em Março de 2020.

Cartão de crédito usado no exterior (presencial ou pela internet) terá que ter o valor da compra convertido em REAIS no dia da compra; e não mais no fechamento da fatura.

Hoje apenas a Caixa Econômica Federal e o Nubank “travam” a cotação do Real na data da compra em caso de uso no exterior, as demais administradoras costumam utilizar o câmbio do dia de fechamento da fatura.

Um cliente que usa o cartão de crédito neste mês e cujo vencimento da fatura ocorre só no próximo mês, por exemplo, acaba ficando sujeito à flutuação do câmbio. Se o dólar, por exemplo, cair, o valor da compra em Reis caí, mas se a moeda brasileira desvalorizar o consumidor terá que desembolsar um valor maior na hora de pagar a fatura.

Brasil tem o custo mais alto para utilização de cartão de crédito no exterior

O Brasil está entre os países com o custo mais alto para se utilizar o cartão de crédito no exterior. Além da flutuação do câmbio e da cotação mais cara, as empresas de cartões também são obrigadas a recolher 6,38% do valor de todas as compras realizadas no exterior.

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é cobrado pelo Governo em todas as transações em moeda estrangeira no cartão de crédito. Algo incomum no exterior!

Felizmente a utilização do dólar do dia da compra vai acabar com a flutuação do câmbio no uso internacional, pois o titular do cartão de crédito saberá no momento da compra qual é o valor da moeda estrangeira antes de realizar a compra. O Banco Central também espera que as empresas de cartões passem a divulgar diariamente em seus sites e aplicativo a cotação para uso do plástico no exterior, dando ainda mais transparência aos consumidores.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

12 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

12 meses atrás