Nubank trava dólar e acaba com surpresas em compras internacionais



As compras internacionais realizadas com cartão de crédito Nubank agora serão convertidas para reais a partir da data do processamento da compra, e não mais pelo dia de fechamento da fatura.

O mês de Setembro foi caótico para muita gente que costuma comprar no exterior com cartão de crédito, seja para quem viajou ou comprou em sites e aplicativos do exterior, a cotação comercial do Dólar dos Estados Unidos saltou de R$3,17 para mais de R$4,10. O Nubank anunciou uma novidade que promete dar mais transparência aos usuários, a fintech pôs fim ao processamento de compras internacionais pela data de fechamento da fatura.

Nubank MasterCard

Nubank é o cartão de crédito mais moderno do mercado, gerenciado 100% pelo celular. (divulgação)

Antes o consumidor que comprasse no exterior ficava suscetível a variação câmbio da moeda estrangeira até a data do fechamento da fatura. Se o dólar aumentasse até o vencimento do cartão, o valor da compra em reais também subia, o que gerava insegurança aos usuários.

As compras internacionais realizadas a partir do dia 17 de Outubro serão convertidas para Real usando a cotação da moeda estrangeira do dia da compra.

Alguns estabelecimentos podem demorar até 7 (sete) dias para processar transações. Caso a transação seja pré-autorizada, a cotação utilizada será a da data em que a compra foi efetivamente processada pela estabelecimento.

A cotação da data do processamento da compra é mais próxima do valor do Real no momento da compra. Pelo aplicativo será possível visualizar o valor final da compra internacional em Reais já no dia em que a trasação foi processada pelo estabelecimento.

O que muda:

  • O cliente do cartão de crédito Nubank não tem mais surpresa no final do mês com possíveis variações do preço do dólar;
  • As faturas com vencimento a partir do dia 17 de Outubro serão contabilizadas pelo valor do dólar do dia útil anterior a data do processamento da compra;
  • Para o consumidor isso representa uma maior transparência, pois o cliente já consegue ver o valor final da compra internacional em Reais pelo aplicativo;
  • O dólar de referência é o PTAX do dia do processamento da transação (alguns estabelecimentos levam até 7 dias para processar compras);
  • O contrato do cartão de crédito será atualizado para incluir a nova forma de conversão de compras internacionais para o Real Brasileiro (BRL);

Para incluir a novidade o Nubank atualizará o contrato de todos os clientes, nos próximos dias a fintech enviará um contrato com o anúncio da novidade para compras internacionais.

O Nubank é a primeira fintech a travar o dólar do dia do processamento da transação. Nem todos os bancos tradicionais oferecem essa transparência.