Informação

Cartão preso no caixa eletrônico – O que fazer?

Caso seu cartão de crédito ou débito tenha ficado “preso” no caixa eletrônico, saiba o que fazer para evitar que seja vítima de uma fraude financeira. O plástico pode ficar retido na máquina por defeito no equipamento ou por causa de dispositivo fraudulento instalado por golpistas.

Caso seu cartão tenha ficado “entalado” no caixa eletrônico e/ou tenha sido “engolido” pelo equipamento, consumidor deve ficar atento pois isso pode ter sido causado por dispositivo fraudulento instalado nas máquinas. Conhecido como “chupa-cabra”, o dispositivo prende o cartão no caixa eletrônico, geralmente os criminosos também instalam uma microcâmera para tentar pegar a senha da vítima (PIN).

Saque de dinheiro no caixa eletrônico com Cartão de Crédito é cilada (divulgação)

Se o seu cartão ficar preso no caixa eletrônico a dica é ligar imediatamente para o banco e/ou administradora do cartão de crédito e pedir o bloqueio do plástico, informe que o cartão ficou “preso” no terminal de autoatendimento. O emissor lhe enviará uma segunda via – geralmente sem custo – o mais rápido possível para minimizar os transtornos.

Dicas para evitar fraudes nos caixas eletrônicos:

  • Observe o caixa eletrônico antes de utilizá-lo – Confira se não há nenhum dispositivo estranho instalado no caixa eletrônico, olhe se não há nenhuma microcâmera instalada na área de alcance de onde o correntista digita a senha.
  • Veja se não tem estranhos lhe observando – Quando um dispositivo para roubar cartões é instalado no caixa eletrônico os criminosos, geralmente, ficam ao redor do ATM. O mais comum é que eles tentem se passar por correntistas para não chamar atenção.
  • Cartão ficou preso, ligue imediatamente para o banco e peça o bloqueio
  • Ative as notificações de transações por SMS – A grande maioria dos bancos disponibilizam um serviço de notificação de transações e tentativas de compras por mensagem SMS no celular, o serviço ajuda a evitar fraudes financeiras.

A responsabilidade pela segurança nos caixas eletrônicos é dos bancos, caso seja vítima de uma fraude em um caixa eletrônico o consumidor pode ser indenizado pelo banco (mesmo que não tenha seguro), pois é inadmissível que criminosos consigam instalar equipamentos para roubar senhas dentro das agências. Além disso, as agências contam com sistema de segurança através de monitoramento por imagem 24 horas.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

12 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

12 meses atrás