Cartão preso no caixa eletrônico – O que fazer?



Caso seu cartão de crédito ou débito tenha ficado “preso” no caixa eletrônico, saiba o que fazer para evitar que seja vítima de uma fraude financeira. O plástico pode ficar retido na máquina por defeito no equipamento ou por causa de dispositivo fraudulento instalado por golpistas.

Caso seu cartão tenha ficado “entalado” no caixa eletrônico e/ou tenha sido “engolido” pelo equipamento, consumidor deve ficar atento pois isso pode ter sido causado por dispositivo fraudulento instalado nas máquinas. Conhecido como “chupa-cabra”, o dispositivo prende o cartão no caixa eletrônico, geralmente os criminosos também instalam uma microcâmera para tentar pegar a senha da vítima (PIN).

Saque de dinheiro no caixa eletrônico com Cartão de Crédito é cilada (divulgação)

Se o seu cartão ficar preso no caixa eletrônico a dica é ligar imediatamente para o banco e/ou administradora do cartão de crédito e pedir o bloqueio do plástico, informe que o cartão ficou “preso” no terminal de autoatendimento. O emissor lhe enviará uma segunda via – geralmente sem custo – o mais rápido possível para minimizar os transtornos.

Dicas para evitar fraudes nos caixas eletrônicos:

  • Observe o caixa eletrônico antes de utilizá-lo – Confira se não há nenhum dispositivo estranho instalado no caixa eletrônico, olhe se não há nenhuma microcâmera instalada na área de alcance de onde o correntista digita a senha.
  • Veja se não tem estranhos lhe observando – Quando um dispositivo para roubar cartões é instalado no caixa eletrônico os criminosos, geralmente, ficam ao redor do ATM. O mais comum é que eles tentem se passar por correntistas para não chamar atenção.
  • Cartão ficou preso, ligue imediatamente para o banco e peça o bloqueio
  • Ative as notificações de transações por SMS – A grande maioria dos bancos disponibilizam um serviço de notificação de transações e tentativas de compras por mensagem SMS no celular, o serviço ajuda a evitar fraudes financeiras.

A responsabilidade pela segurança nos caixas eletrônicos é dos bancos, caso seja vítima de uma fraude em um caixa eletrônico o consumidor pode ser indenizado pelo banco (mesmo que não tenha seguro), pois é inadmissível que criminosos consigam instalar equipamentos para roubar senhas dentro das agências. Além disso, as agências contam com sistema de segurança através de monitoramento por imagem 24 horas.