Categorias: Dúvidas

Cobrança duplicada no Cartão de Crédito – O que fazer?

No momento da utilização de um cartão de crédito pode haver a cobrança em duplicidade. Se você teve uma compra processada mais de uma vez veja o que fazer para retirar a cobrança indevida.
Ao usar um Cartão de Crédito o consumidor evita de ter que ficar andando com dinheiro no bolso, porém é preciso tomar cuidado na hora de efetuar pagamentos com cartões, é cada vez mais comum a cobrança duplicada, ou seja, o pagamento de uma compra ou serviço é feito mais de uma vez no cartão de crédito do cliente, isso acaba gerando transtornos, veja como resolver.


O pagamento indevido pode ser originado por vários motivos, dentre eles, problema no sistema de pagamento, digitação da senha mais de uma vez ou ainda clicar em confirmar a compra mais de uma vez.
Uma situação muito comum onde acontece a cobrança duplicada no Cartão de Crédito é a seguinte – O cliente vai efetuar o pagamento, digita a senha, porém a máquina ou terminal apresenta algum erro – em virtude disso o comerciante pede que o cliente digite novamente a senha, porém o que ambos não sabem é que a transação anterior foi aprovada.

Outra situação comum é nas compras pela internet, o cliente faz a compra, porém a página apresenta um erro ou diz que houve um problema com o pagamento. O cliente faz outra tentativa, com isso corre-se o risco das duas transações serem aprovadas em seu cartão, gerando a cobrança duplicada.

Como resolver

Para resolver esse problema é necessário entrar em contato o quanto antes com a loja ou estabelecimento no qual seu Cartão de Crédito foi utilizado, ele deverá proceder com a solicitação de estorno do pagamento.

Com a compra em duplicidade foi processada em seu cartão, pode demorar até duas faturas para que o valor seja devolvido na fatura do seu cartão de crédito. Caso já tenha pago a fatura o valor pago indevidamente virá em forma de crédito.

Comigo já aconteceu de ter que pagar a cobrança em duplicidade pois o estorno não foi processado a tempo. Por essa razão se recomenda reclamar o quanto antes, visto que se a fatura fechar antes o estorno da compra só constará na fatura subsequente.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

12 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

12 meses atrás