Cobrança duplicada no Cartão de Crédito – O que fazer?



No momento da utilização de um cartão de crédito pode haver a cobrança em duplicidade. Se você teve uma compra processada mais de uma vez veja o que fazer para retirar a cobrança indevida.
Ao usar um Cartão de Crédito o consumidor evita de ter que ficar andando com dinheiro no bolso, porém é preciso tomar cuidado na hora de efetuar pagamentos com cartões, é cada vez mais comum a cobrança duplicada, ou seja, o pagamento de uma compra ou serviço é feito mais de uma vez no cartão de crédito do cliente, isso acaba gerando transtornos, veja como resolver.

cartao-de-credito-master
O pagamento indevido pode ser originado por vários motivos, dentre eles, problema no sistema de pagamento, digitação da senha mais de uma vez ou ainda clicar em confirmar a compra mais de uma vez.
Uma situação muito comum onde acontece a cobrança duplicada no Cartão de Crédito é a seguinte – O cliente vai efetuar o pagamento, digita a senha, porém a máquina ou terminal apresenta algum erro – em virtude disso o comerciante pede que o cliente digite novamente a senha, porém o que ambos não sabem é que a transação anterior foi aprovada.

Outra situação comum é nas compras pela internet, o cliente faz a compra, porém a página apresenta um erro ou diz que houve um problema com o pagamento. O cliente faz outra tentativa, com isso corre-se o risco das duas transações serem aprovadas em seu cartão, gerando a cobrança duplicada.

Como resolver

Para resolver esse problema é necessário entrar em contato o quanto antes com a loja ou estabelecimento no qual seu Cartão de Crédito foi utilizado, ele deverá proceder com a solicitação de estorno do pagamento.

Com a compra em duplicidade foi processada em seu cartão, pode demorar até duas faturas para que o valor seja devolvido na fatura do seu cartão de crédito. Caso já tenha pago a fatura o valor pago indevidamente virá em forma de crédito.

Comigo já aconteceu de ter que pagar a cobrança em duplicidade pois o estorno não foi processado a tempo. Por essa razão se recomenda reclamar o quanto antes, visto que se a fatura fechar antes o estorno da compra só constará na fatura subsequente.