Categorias: Dúvidas

É seguro informar o código de segurança do cartão de crédito?

Para comprar pela internet ou por telefone o processo é um pouco diferente das transações presenciais, isso porque online o site não tem contato com o seu cartão, portanto ele precisa solicitar várias informações: número do cartão, validade, nome (igual está impresso) e o código de segurança. Quem está habituado a realizar compras pela internet já deve ter descoberto que a numeração é solicitada em todas as compras feitas pela internet. Mas será que é seguro ficar informando esse código por ai? Nesta matéria vamos dar dicas para proteger as suas informações pessoais e evitar que golpistas realizem compras com seus dados.

O Código de Segurança do Cartão de Crédito (também incluído nos de débito) é um código normalmente de três ou quatro dígitos que está impresso no verso do cartão, próximo a faixa dedicada a assinatura. Nos cartões Amex o número localiza-se na parte frontal, têm quatro dígitos e fica em cima do número do cartão. Esse código também é conhecido por outras nomenclaturas, tais como, CVV, CVC, CVV2 ou CVC2.

É seguro informar o CVV ou CVC do Cartão de Crédito?

Se a compra for realizada pela internet ou telefone o código de segurança é indispensável, isso porque ele é um mecanismo de segurança que serve para prevenir fraudes. Na internet ou telefone o cliente não têm como assinar ou digitar a sua senha, portanto ele precisa informar o código de validação impresso, essa é uma forma de garantir que o usuário realmente têm ou teve contato físico com o plástico.

É preciso, no entanto, tomar alguns cuidados, o CVV só deve ser informado em sites seguros e de sua confiança. Infelizmente existem muitos sites fakes (falsos) na internet e que são criados apenas para roubar dados. Então antes de comprar online consulte o histórico da empresa, veja as reclamações no Reclameaqui. Evite comprar em sites desconhecidos, pois o risco é maior. Se possível use um intermediador para o pagamento, tal como, Pagseguro, Mercado Pago, Paypal, etc, isso porque essas empresas processam os pagamentos com muito mais segurança.

Compras presenciais

Não precisa do código de segurança, a transação é validada com a senha ou por meio da assinatura do comprovante de compra.

Compras pela internet

Precisa do código de segurança, pois o consumidor nunca deve fornecer a senha em transações online. O CVV/CVC é o único mecanismo de validação

Compras por telefone

Precisa do código de segurança, pois o consumidor nunca deve fornecer a senha em transações online. O CVV/CVC é o único mecanismo de validação

Em compras presenciais nunca se deve informar o código de segurança, isso porque a autenticação é feita pela senha ou assinatura do comprovante, se algum estabelecimento físico anotar o CVV desconfie. Uma dica que eu dou é colocar um adesivo nesse código para preservar suas informações, evitando que qualquer pessoa que tenha contato com seu cartão anote ou tire uma foto dos dados ali descritos para realizar compras fraudulentas.

Dicas de segurança

Para se prevenir de fraudes com Cartão de Crédito deixamos abaixo algumas dicas:

  • Realize transações apenas em sites confiáveis, evite sites desconhecidos;
  • Se possível utilize um intermediador de pagamento (Pagseguro, Paypal, Mercado Pago, etc), pois eles normalmente possuem um rigoroso sistema de segurança, que garante o sigilo de suas informações na rede, ao contrário de sites pequenos, que normalmente não possuem uma grande estrutura e por isso acabam tornando os dados mais vulneráveis;
  • Essa dica não é recomendada pelas administradoras, mas eu recomendo. Anote ou memorize código de segurança, posteriormente raspe ou cole um adesivo no CVV/CVC, isso impedirá que as pessoas que tenham contato físico com o seu cartão em estabelecimentos anotem ou tiram uma foto de seu cartão para utilizar em compras fraudulentas. O estabelecimento não precisa saber seu código de segurança, mas infelizmente ele está exposto no cartão;
  • Monitore as transações de seu cartão de crédito, se possível ative o serviço de alerta por SMS, dessa forma poderá descobrir compras fraudulentas com mais agilidade e bloqueá-lo junto a administradora para evitar prejuízos maiores.
  • Tenha um antivírus instalado em seu computador, tablet ou smartphone. Isso porque seu computador pode estar contaminado com malwares, vírus ou phishing que podem transmitir suas informações a terceiros, mesmo que a transação seja realizada em sites confiáveis;
  • Caso seja adepto a compras por telefone, nunca fale os dados de seu cartão em local público, isso porque alguém pode ouví-lo e anotar as informações para utilizar em compras fraudulentas na internet;
  • Evite comprar por telefone, só forneça suas informações caso você mesmo tenha realizado a ligação para um número confiável. Muitos bandidos ligam pedindo dados se passando por empresas!
  • Nunca informe o seu código de segurança em uma compra realizada pessoalmente, ele não é necessário, a validação de compras online é feita pela digitação da senha na “maquininha” ou assinatura.
Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás