Cartões

Guarujá SP passa a aceitar pagamento de tributos com cartões

Já é possível pagar dívidas municipais com cartões de crédito e débito.

Em Guarujá (SP) passa a ser possível pagar dívidas tributárias com o município através de cartões de crédito e débito. A Lei Complementar 249/2019 foi sancionada no dia 17 de Maio, fruto do Projeto de Lei Complementar 006/2019.

Com a mudança os contribuintes Pessoa Física e Jurídica vão poder usar cartões de crédito e débito para pagamento de dívidas municipais, o que inclui débitos com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviços).

Antes o município só aceitava pagamentos via dinheiro em espécie (via boleto) ou cheque. Com o anúncio da novidade os contribuintes do município do litoral de São Paulo passam a contar com mais duas opções de pagamento.

SP será o primeiro estado do Brasil a permitir o pagamento de todos os impostos estaduais via cartão de crédito, medida foi anunciada pelo Governador João Doria. Aos poucos a iniciativa começa a ser adotada também pelos municípios de São Paulo.

Há pouco tempo o Governo do Estado de São Paulo anunciou que todos os tributos à nivel estadual vão poder ser pagos com cartões, aos poucos a ideia começa a ser adotada também pelos municípios.

META É REDUZIR A INADIMPLÊNCIA

De acordo com o Poder-Público, a meta com a nova forma de pagamento é reduzir a inadimplência e, consequentemente, aumentar a arrecadação, uma vez que o contribuinte terá inclusive a opção de pagar tributos de forma parcelada (dependendo do valor).

A empresa responsável pelo processamento das cobranças por cartões pagará o município à vista mesmo que a dívida em questão seja parcelada pelo contribuinte.

Guarujá não é a primeira cidade a aceitar cartões de crédito e débito no pagamento de tributos, essa forma de pagamento está se popularizando na administração pública brasileira. Em vários estados há órgãos como: Detran, Junta Comercial, Prefeitura, Secretária da Fazenda, etc, que já recebem pagamentos via cartões, forma de pagamento que têm se mostrado eficaz com a grande adesão da população.

Há um custo para a aceitação de cartões de crédito e débito, cuja taxa pode variar entre 1,99% e 7%, mas, para tentar reduzir esse encargo o município vai abrir concorrência para que a credenciadora com a menor taxa e a maior variedade de bandeiras seja habilitada pelo município.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás