Categorias: Dúvidas

O que é a Tarifa de Excesso de Limite?

A tarifa de excesso de limite é cobrada por diversas administradoras de cartões de crédito, normalmente o valor varia de R$10,00 a até R$50,00 podendo ser cobrado uma única vez. Podem ser utilizadas outras nomenclaturas para identificar a cobrança, bem como: tarifa por excesso de limite, avaliação emergencial de crédito, dentro outros termos que costumam variar conforme a administradora. Se você foi tarifado em sua fatura, abaixo explicamos o motivo e também lhe orientamos caso você queira desativar o serviço que originou a cobrança.

Por que foi gerado a tarifa de excesso de limite?

A Tarifa de Excesso de limite é cobrada sempre que o cliente utiliza o cartão acima do limite de crédito definido pela administradora. De maneira bem simplificada podemos dizer que essa tarifa é cobrada sempre que o cliente estourar o limite do cartão, pois a administradora fará uma avaliação emergencial de crédito no momento da compra e decidirá se ela será ou não aprovada (compra acima do limite de crédito).

Existem também cartões que não cobram essa tarifa de “avaliação emergencial de crédito” um bom exemplo é o Cartão Santander Free MasterCard ou Visa do Banco Santander, existem outros, principalmente os que não cobram a anuidade. Consulte a sua administradora e veja qual é o valor cobrado por cada avaliação de emergência.

Quanto posso gastar acima do limite?

Não há como prever, isso porque quem decide é a administradora do cartão baseando-se no valor da compra e no seu histórico de consumo, isso significa que é ela que dirá se a compra será ou não aprovada, pois ultrapassa o valor do limite de crédito concedido ao cliente. Existem clientes que relatam que já conseguiram passar mais do dobro do limite, porém já vimos relatos de leitores que tiveram a compra recusada porque passou um real acima do limite.

Segundo o Banco Central (BC) a tarifa de excesso de limite poderá ser cobrada uma única vez no mês, ou seja, mesmo que haja reincidência no mês, ela poderá ser cobrada pela administradora apenas uma única vez por fatura.

Manter ou não a função ativa é uma escolha do cliente, porém aconselhamos sempre optar pela ativação, isso porque você só será cobrado se houver tentativa de compra acima do limite (avaliação emergencial de crédito). Para não ser cobrado, basta acompanhar periodicamente o limite disponível em seu cartão, se não tem limite suficiente basta não utilizar. Caso você tenha preferido desativar a [Avaliação Emergencial de Crédito] toda compra que passar acima do limite disponibilizado pela administradora, poderá ser recusada.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás