Juros

Parcelamento de fatura do cartão de crédito

Parcelar a fatura permite que o cliente desembolse pouco por mês para quitar a dívida. O grande problema são os juros, que são capazes de multiplicar dívidas.

Esta semana entra em vigor uma nova regra do Conselho Monetário Nacional (CMN) que limita o uso do chamado crédito rotativo em trinta dias. Porém, já teve administradora que anunciaram que vão abolir o uso do pagamento mínimo. Quem não pode pagar o total da fatura pode optar por fazer um parcelamento de fatura, o chamado financiamento.

A nova regra do CMN impede o uso do crédito rotativo por mais de trinta dias consecutivos. Como alternativa os clientes poderão optar pelo financiamento de fatura, que tem juros mais baratos.

Como parcelar fatura

O parcelamento de fatura pode ser feito de duas formas:

  • Primeira opção – basta utilizar um dos planos de financiamento disponíveis na fatura. Basta efetuar um pagamento no valor exato (incluindo os centavos) da primeira parcela. A opção de financiamento será, automaticamente, detectada pela administradora. A maioria dos bancos e emissores de cartões sempre enviam um folder com várias opções de financiamento.
  • Segunda opção: em vez de aderir a um plano de financiamento sugerido pela fatura o titular pode optar por negociar a taxa pela central de atendimento. Essa opção quase sempre proporciona melhores condições de financiamento. Mas depende da habilidade do cliente em negociar.

Os planos de financiamento variam de acordo com a administradora. Há empresas que financiam de 2 a 48 meses, e outras cuja opção de parcelamento pode chegar a até 60 meses.

O ideal é evitar o uso do parcelamento de fatura, sempre que puder pague o total. Embora o financiamento tenha juros menores do que o “Crédito Rotativo”, ainda assim ele possui uma das maiores taxas do mercado, sendo capaz de multiplicar dívidas, quanto maior o prazo de financiamento, maiores são os juros.

Sempre que puder, evite o uso do parcelamento de fatura. Se possível procure uma opção de pagamento mais barata para quitar a fatura. No financiamento os juros podem chegar a 10% ao mês.

Mesmo que opte por um plano de financiamento em 48x, por exemplo, nada impede que você quite a dívida com antecedência e, consequentemente, pague menos juros.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

12 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

12 meses atrás