Dúvidas

Preciso declarar compras no cartão de crédito no Imposto de Renda?

Contribuinte pode informar as dívidas do cartão de crédito no Imposto de Renda na seção dívidas e ônus da declaração.

Para quem não está isento de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), todo ano é necessário reunir os documentos para prestar as contas para o Leão. Já explicamos aqui que a Receita Federal faz o cruzamento dos dados dos cartões de crédito com as declarações por meio da DECRED (Declaração de Movimentações de Cartões de Crédito e Dinheiro), hoje vamos esclarecer a necessidade de informar os dados do cartão de crédito na declaração.

O contribuinte não precisa informar os dados do cartão de crédito na declaração. Mas, se quiser, o contribuinte pode informar o saldo devedor junto à administradora, para informar o valor da dívida no dia 31 de Dezembro do ano-base da declaração.

Transações bancárias e com cartões de crédito acima de R$ 2 mil por mês já são informados a Receita Federal do Brasil (divulgação)

Informar o saldo devedor no cartão de crédito só é recomendado para quem possui um saldo devedor significado junto à administradora, para que só usa o cartão de crédito para compras as coisas do dia a dia, não se faz necessário informar o saldo devedor do cartão de crédito.

O que é o saldo devedor do cartão de crédito – Para fins de imposto de renda o saldo devedor do cartão de crédito é o valor total que você deve a administradora no dia 31 de Dezembro do ano-base da declaração. Entram na conta as compras parceladas, saldo financiado, saldo devedor e qualquer outra despesa junto ao cartão de crédito.

As operadoras de cartões de crédito não enviam o informe de rendimento/ônus para o contribuinte, é por isso que pouca gente declara o saldo devedor no cartão de crédito na seção “dívidas e ônus” no imposto de renda.

O Cartão a Crédito considera que a prestação desse tipo de informação é opcional, visto que a Receita Federal não exige (e não existe) o “informe de ônus” das operadoras de cartões.

Por causa do cruzamento das informações entre as empresas de cartões e a Receita Federal, na prática o Fisco já sabe o quanto você gasta no cartão de crédito. Hoje em dia até mesmo as empresas de cartões de débito e pré-pago já são obrigadas a prestar contas à Receita Federal caso o gasto mensal do consumidor ultrapasse R$ 2 mil por mês.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás