Cartões

Itaú e Credicard liberam troca para cartões Contactless

Itaú, Itaucard e Credicard vão substituir gratuitamente cartões de crédito, débito e múltiplo para versão Contactless.

O Banco Itaú anunciou que a partir desta segunda-feira (18/11) os titulares de cartões Itaucard ou Credicard que não possuem a tecnologia Contactless ainda, vão poder solicitar gratuitamente a substituição do plástico por um que permita pagamentos por aproximação.

Do Credicard Zero ao Itaucard co-Branded, Itaú vai permitir a troca gratuita de todos os cartões pela tecnologia Contactless. (imagem: divulgação Credicard)

Além de permitir a substituição gratuita de todos os cartões sem a tecnologia Contactless, a partir do dia 18 a instituição deixará de emitir cartões sem a tecnologia, ou seja, todos os cartões do banco deverão sair da fábrica com a tecnologia contactless.

Com a tecnologia Contactless os titulares de cartões de crédito e débito do banco privado conseguirão pagar em estabelecimentos sem que precisem inserir o cartão na maquininha, basta aproximar o plástico para realizar o pagamento.

Para transações cujo valor seja de até R$50,00, a senha nem é solicitada, o que agiliza o processo de pagamento.

A tecnologia está se popularizando em todo o Brasil desde que algumas administradoras começaram a emitir plásticos com essa tecnologia. Em São Paulo já é possível pagar a passagem em mais de 200 ônibus municipais diretamente com cartões de crédito e débito que possuem a tecnologia, daí o interesse na popularização dos pagamentos por aproximação.

Os clientes do Itaú, Itaucard ou Credicard poderão solicitar a substituição do plástico gratuitamente pelo chat (no aplicativo) ou então via central de atendimento. Enquanto o novo cartão não for desbloqueado o plástico atual (sem a tecnologia Contactless) continuará funcionando.

O Banco Itaú quer evitar que seus clientes priorizem cartões de crédito e débito da concorrência que já oferecem a tecnologia. Além de substituir o cartão de quem solicitar, a instituição também deve substituir gradativamente o de clientes que não efetuarem a solicitação.

Algumas bandeiras já tornaram a emissão de cartões Contactless obrigatória, é o caso da MasterCard que, desde 2018, vêm orientando os emissores sobre a necessidade de migrar para a tecnologia que permite pagamentos por aproximação.

Parte do interesse das bandeiras, bancos e administradoras em migrar para a tecnologia se deve a uma pesquisa de uma Universidade do Canadá que, recentemente, descobriu um aumento no gasto dos consumidores que utilizam a tecnologia nos pagamentos. A facilidade no processo de compra foi citada como uma das principais responsáveis pela descoberta do estudo.

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

9 meses atrás

Amazon lançará cartão de crédito no Brasil sem anuidade e com cashback

Cartão Amazon será livre de anuidade, terá cashback de até 3% e possibilitará o parcelamento…

9 meses atrás

Brasileiro paga mais com Pix do que com cartão de crédito

Brasileiros preferem Pix a cartões de crédito, revela estudo do Banco Central. Uma nova pesquisa…

10 meses atrás

Mercado Pago ganha integração com Samsung Wallet e Google Pay

Demorou, mas chegou! Cartões do Mercado Pago ganham integração com Samsung Wallet e Google Pay.…

10 meses atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão? Cancelar pode facilitar a negociação

Dívida do cartão inegociável? Cancelar pode facilitar negociação de dívida do cartão. Lidar com dívidas…

1 ano atrás

Não consegue pagar a fatura do cartão de crédito? Veja o que fazer para negociar

Cartão é um aliado, mas não quando o titular atrasa. Veja o que fazer caso…

1 ano atrás