6 motivos para manter apenas 1 cartão de crédito



O brasileiro está cada vez mais adaptado a fazer compras com cartão de crédito, a oferta é tanta que já existem brasileiros com mais de três cartões de crédito na carteira, o que é um péssimo sinal. Nesta reportagem falaremos alguns motivos para você manter apenas um cartão. Ter mais de um cartão de crédito pode favorecer a inadimplência, aumentar os gastos com tarifas e dificultar o controle de gastos, afirma especialista em finanças.

monte-de-cartoes
#1 Mais tarifas

Para manter um cartão de crédito é preciso, na maioria das vezes, pagar anuidade, o que em alguns cartões supera facilmente os trezentos reais. Ter mais de um cartão de crédito aumentará a quantidade de tarifas o que, consequentemente, diminuirá o seu poder de compra ao longo de um ano.

Exemplo: Se você tem um cartão do Itaú que paga R$350,00 de anuidade, pra que contratar outro? Um cartão deveria ser mais do que suficiente para o consumidor. Caso seu limite de crédito seja insuficiente, cabe ao consumidor negociar o aumento. Se a administradora lhe conceder um limite baixo, procure outro banco. É importante que o cartão de crédito atenda as suas necessidades com relação ao limite de crédito.

É claro que existem opções gratuitas, cartões de crédito sem anuidade como: Santander Free, Petrobras, Saraiva, Nubank, Hipercard, etc. Caso tenha um cartão sem anuidade, nossa recomendação é que mantenha apenas 1, entenda abaixo.

#2 Dificulta o controle de despesas

Já falamos sobre as tarifas que ter mais um cartão acaba gerando, agora vamos falar sobre a dificuldade de controlar as despesas. Quem tem mais de um cartão de crédito acaba gastando em vários cartões diferentes, consequentemente, acaba perdendo o controle do quanto realmente pode gastar.

O fato se agrava caso o consumidor faça muitos pagamentos parcelados. No longo prazo a pessoa acaba perdendo o controle do quanto já gastou, isso faz com que caia no endividamento. A maioria dos que estão no SCPC ou Serasa é por conta de descontrole nos gastos.

Ao ter apenas 1 cartão o controle fica mais fácil, pois você visualiza o quanto já gastou. Dessa forma é possível ter uma dimensão real do quanto ainda pode gastar, dificultando, assim, o descontrole nos gastos.

#3 Muitas faturas

Ter vários cartões também significa ter que administrar o pagamento de várias faturas. Mesmo que você as cadastre em débito automático, todo mês terá o trabalho de ter que consultar gastos de cada documento, para verificar se não há erro de faturamento (infelizmente é comum).

Caso receba a fatura por Correios, em caso de greve, terá que correr atrás da emissão da segunda via junto ao banco emissor.
Se esquecer de pagar alguma fatura até a data do vencimento o problema se agrava, no próximo mês será cobrado juros e diversos outros encargos por atraso.

#3 Excesso de compras parceladas

Quando o consumidor tem um excesso de limite, ele acaba encarando isso como a possibilidade de aumentar o seu poder de compra, pois pode comprar praticamente de tudo de forma parcelada. Hoje em dia a maioria dos estabelecimentos permitem o parcelamento em até 12 vezes sem juros.

A pessoa compulsiva acaba comprando tudo que não precisa de forma parcelada. Alguns estudos afirmam que a oferta de parcelamento atrai o consumidor, que acaba comprando aquilo que não está precisando devido à facilidade de pagamento.

Com muitas compras parcelas, pior fica o controle de gastos. Se acontecer algo na vida pessoal do consumidor (desemprego, doença, queda da renda, etc), o consumidor só terá a dimensão real de suas dívidas quando se ver impossibilitado de realizar um pagamento.

De “parcelinha em parcelinha” a sua dívida pode ficar assustadora no cartão de crédito. Então, cuidado!

 

#4 Fazer do limite o seu salário

Há consumidores que tratam o limite do cartão de crédito como um salário, afinal ele te dá um poder de compra maior, ainda mais no Brasil onde a oferta de parcelamento sem juros é utilizada como estratégia de marketing.

A falta de educação financeira faz com que o Brasileiro encare o limite como um salário. Caso ocorra algum fato indesejado: desemprego, perda de poder aquisitivo, doença, etc, a pessoa se vê diante de um grande problema, pois contraiu muitas dívidas de longo prazo, e, em algum momento, a dívida acaba estourando, é aí que o consumidor fica com o “nome sujo”, pois não pode pagar suas dívidas.

#5 Violência

O Brasil é um país violento, isso todo mundo já está cansado de saber. Caso você seja assaltado, o risco do bandido resolver te sequestrar é muito maior caso tenha muitos cartões de crédito e débito na carteira.

Ele poderá fazer você comprar tudo que ele quer, até estourar todos os seus limites de crédito. O ideal é ter apenas um cartão de crédito, isso diminuirá o interesse. Alguns cartões chamam muito a atenção por serem tidos como “sem limite”, tal como: MasterCard Black e Visa Infinite, esses cartões devem ter o cuidado redobrado.