Anuidade de cartão de crédito não acumula pontos



Não são todos os gastos no cartão de crédito que são pontuáveis no programa de fidelidade. Taxas, impostos, juros e seguros não são levados em consideração para o cálculo dos pontos.

Muitos clientes registram reclamação junto a administradora falando que a contabilização de pontos e/ou milhas aéreas está incorreta e, portanto, não é compatível com o valor gasto na fatura. A maioria dessas reclamações são improcedentes, pois muitos clientes acabam incluindo no cálculo dos pontos a tarifa de anuidade, juros, seguros, impostos (IOF), multa, etc.

Para fins de cálculo de pontos no programa de pontos e/ou de milhagem são levados em contas apenas o valor de suas compras pontuáveis, isto é, exclui-se:

  • Anuidade
  • Taxas diversas
  • Seguros
  • Pagamento de contas (alguns cartões não pontuam no Pague Contas)
  • Impostos (IOF, por exemplo)
  • Juros e multas

Portanto, não são todos os gastos que são pontuáveis no cartão de crédito. Para saber exatamente o que é ou não pontuável o titular precisa ler o regulamento do programa de pontos de seu cartão de crédito – pois as regras mudam de acordo com cada cartão.

Cotação do Dólar – A maioria das administradoras pontua de acordo com a cotação do Dólar dos Estados Unidos (USD) ou valor equivalente em reais (exemplo: 1 ponto a cada USD 1,00 ou equivalente em BRL). Os bancos e/ou administrador do cartão é livre para definir a cotação que deseja utilizar, geralmente o valor é maior que o dólar comercial (em alguns casos chega a custar mais caro que o dólar turismo).

Há também cartões sem anuidade que possuem programa de fidelidade. Caso os seus gastos sejam significativos, recomendamos que tente negociar a tarifa de anuidade junto ao administrador. Dependendo da sua média de gastos é possível conseguir um desconto ou até mesmo a isenção da tarifa.

Dependendo do cartão de crédito a tarifa de anuidade pode não compensar o programa de fidelidade. Há cartões que chegam a cobrar mais de R$1.200,00 de anuidade (cartões Black e Infinite, por exemplo). É preciso fazer as contas, pois nem sempre vale a pena ter um cartão de crédito que acumula milhas aéreas.