Aviso Viagem é obrigatório para uso de cartão de crédito no exterior



Caso você vá viajar para algum país diferente daquele em que o seu cartão de crédito foi emitido, saiba que é necessário fazer o Aviso Viagem, que é a comunicação das datas e destinos da viagem para que a administradora faça o desbloqueio para utilização. Este procedimento é uma medida de segurança, sendo obrigatório para todos os cartões internacionais. Caso o cliente não efetive a comunicação ele corre o risco de ter o cartão bloqueado no exterior e, consequentemente, ser impedido de realizar compras com cartão de crédito.

Pontos do cartão de crédito podem se transformar em prêmios ou em passagens aéreas;

Pontos do cartão de crédito podem se transformar em prêmios ou em passagens aéreas;

Muitos clientes viajam para o exterior com um cartão de crédito internacional mas esquecem de fazer o Aviso Viagem, o que faz com que todas as compras da pessoa seja recusada. Portanto, se for viajar, dedique um tempinho para fazer a comunicação da viagem ao seu banco e/ou administradora de cartão.

Para que o uso no exterior seja possível é necessário que o seu cartão seja internacional. Do contrário não será possível usá-lo fora do Brasil. Os cartões mais bem aceitos no exterior são: MasterCard, Visa, American Express Membership Cards, Diners Club International e, recentemente, a Bandeira ELO tornou-se internacional através de uma parceria com a terceira maior bandeira de cartões do mundo, a Discovery.

Dicas para fazer o aviso viagem:

  • Tenha em mãos a data de partida do Brasil;
  • Data de retorno ao Brasil;
  • Países em que pretende utilizar o cartão de crédito;
  • Valor que pretende gastar (apenas uma estimativa);
  • Confira se o limite é compatível com a sua viagem;
  • Anote o telefone de contato da sua administradora no exterior;
  • Número do passaporte (algumas administradoras pedem essa informação);

É importante conferir se o limite é suficiente para a sua viagem. Em virtude da diferença de cotação o limite pode não ser suficiente. Compras em outras moedas são convertidas para o Dólar dos Estados Unidos e, posteriormente, para o real brasileiro. Cada administradora possui uma cotação própria, mas a maioria cobra o Dólar PTAX + um percentual sobre o valor gasto (varia de 1% a 5%).

Compras no exterior estão sujeitas à cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Problemas no uso de cartões no exterior são mais comuns do que se imagina. O ideal é ter mais de uma forma de pagamento para evitar transtornos durante a viagem.