Cartão com erro de leitura – Como solicitar a substituição?



Administradoras costumam cobrar pela segunda via de cartão de crédito, mas a maioria isenta a tarifa caso a substituição seja solicitada por erro de leitura do plástico.

Caso seu cartão esteja apresentando erro na leitura é necessário pedir a substituição ao emissor. Devido ao desgaste normal causado pelo uso, é normal que cartões antigos apresentem erro na leitura no momento do pagamento. Às vezes o erro na leitura não é no plástico e sim na maquinha e/ou terminal de cartão. Geralmente os cartões funcionam durante toda a validade, mas em alguns casos pode ocorrer problemas e/ou dificuldades de leitura em virtude do desgate natural do chip de segurança e/ou da tarja magnética.

Juros cartão

Cartão com erro de leitura pode ser substituindo gratuitamente na maioria das instituições financeiras. 

A administradora poderá lhe cobrar uma tarifa de emissão de segunda via de cartão de crédito. Mas a maioria das instituições acabam isentando o cliente caso o motivo da substituição seja erro de leitura. Afinal, o cliente não sempre tem culpa! Muitas vezes o problema de leitura é causado devido ao atrito, o que acaba danificando o chip de segurança e/ou a tarja magnética.

Deixar o cartão próximo de eletrônicos, imãs e dispositivos de radio frequência também podem danificar o cartão antes do fim da validade. O chip é sensível, por isso o cartão não deve ser dobrado ou molhado para que não apresente erro de leitura.

COMO PEDIR A SEGUNDA VIA

O pedido de uma segunda via deve ser feito, preferencialmente, pela Central de Atendimento, pois lá você conseguirá pedir uma 2ª via sem a cobrança de tarifa após explicar o motivo da solicitação. Caso peça a segunda via pelo Internet Banking ou por aplicativo, tenha em mente de que poderá haver a cobrança de tarifa de segunda via, pois a administradora pode não saber que a segunda via foi motivada por dificuldade de leitura do plástico.

Importante: caso tenha pagamento recorrentes (assinaturas, por exemplo), será necessário solicitar a substituição do número do cartão, pois o novo cartão de crédito terá uma nova numeração e, consequentemente, uma nova data de validade e código de segurança.

No caso de perda ou extravio a cobrança de tarifa de segunda via é normal. A isenção só costuma acontecer se o cliente foi roubado ou está com dificuldade de leitura no cartão de crédito.