Cartão Virtual evita fraude com cartão de crédito na internet



Cartão Virtual preserva os dados do cartão físico em compras pela internet e ajuda a prevenir fraudes em compras virtuais.

No Brasil já há vários bancos que emitem cartões de crédito virtual para compras pela internet, dentre eles há grandes players como Itaucard, Ourocard, Santander, Banco Original, dentre outros. Embora o cartão virtual seja oferecido, ele ainda é pouco utilizado pelos consumidores, que preferem comprar com os dados do cartão físico. Neste artigo explicaremos o porquê você deveria utilizar o cartão virtual em compras online, saiba quais são as vantagens e desvantagens.

Itaucard possui cartão virtual para compras pela internet. Objetivo é oferecer mais segurança nas compras online (divulgação)

O cartão virtual nada mais é do que um espelho do cartão de crédito físico, o cartão virtual possui uma numeração diferente e, em alguns casos, pode ser personalizado, ou seja, o titular pode definir a quantidade de compras que ele pode ser utilizado e até mesmo o valor.

Geralmente o cartão de crédito virtual é de uso único. A cada nova transação o cliente precisa gerar um novo cartão virtual, pelo menos é assim no Itaucard do Banco Itaú.

A utilização única do cartão virtual impede que os dados da transação sejam reutilizados caso:

  • O site seja vítima de uma invasão de banco de dados;
  • O site seja fraudulento;
  • O computador do cliente estava com vírus que captou os dados do cartão no momento da compra;

Em caso de fraude com o cartão de crédito virtual o cliente não precisa realizar o bloqueio do cartão principal. A maioria das fraudes com cartões acontecem em compras pela internet.

VANTAGENS DO CARTÃO VIRTUAL:

  • Ajuda a prevenir fraudes;
  • É grátis;
  • Mais segurança nas compras online, pois o cliente não precisa informar o número do cartão principal;

DESVANTAGENS DO CARTÃO VIRTUAL:

  • Geralmente não pode ser utilizado em compras recorrentes, tal como assinatura e mensalidades;
  • Só pode ser utilizado em compras pela internet (computador ou APP);
  • Algumas administradoras (Itaucard, por exemplo) não permitem mais de uma transação no cartão virtual.

Em sites onde há mais de uma cobrança, exemplo: pré-autorização e, posteriormente, lançamento das demais despesas, o cartão virtual pode não funcionar.