Como desfazer um cancelamento de cartão de crédito



Algumas administradoras permitem que o cliente desfaça um cancelamento de cartão de crédito, desde que o cliente entre em contato em até 2 meses da solicitação. Após 2 meses o cancelamento é definitivo.

Em alguns casos o cancelamento de um cartão de crédito pode ser reversível, basta que o ex-cliente entre em contato com a administradora para verificar a possibilidade de reativar o cartão cancelado. Na maioria dos casos o cartão antigo não pode ser desbloqueado, pois o bloqueio é feito de forma definitiva na bandeira; mas a administradora pode lhe solicitar uma segunda via gratuitamente caso o seu pedido seja deferido.

Central de Atendimento

Bancos e administradoras de cartões geralmente disponibilizam três centrais de atendimento: central de atendimento, SAC e Ouvidoria (divulgação)

Para que o cliente consiga recuperar o cartão de crédito cancelado é fundamental que ele tenha um bom histórico com a administradora. Caso o cliente tenha cancelado o cartão por inadimplência, por exemplo, fica difícil reaver o cartão de crédito.

É importante notar que mesmo que desfaça um cancelamento, os pontos do programa de fidelidade e/ou milhas são – quase sempre – perdidos.

Onde ligar? A nossa dica é que primeiro tente ligar na central de atendimento do cartão, caso não tenha êxito tente reverter o cancelamento pelo SAC (Serviço de Apoio ao Cliente), verifique a possibilidade de abrir um protocolo com esse tipo de solicitação.

ALGUMAS ADMINISTRADORA NÃO PERMITEM DESFAZER UM CANCELAMENTO

A má notícia é que alguns bancos e/ou administradoras de cartões de crédito não permitem a reativação de cartões cancelados, neste caso será necessário preencher uma nova proposta – o que estará sujeita à análise de crédito.

No momento do cancelamento a administradora informa se o cancelamento é ou não reversível, bem como o prazo para cancelar um cancelamento. Exemplo: “É possível reverter o cancelamento até o dia X”.

Caso preencha uma nova proposta tenha em mente que ela poderá ser recusada pelo banco e/ou administradora do cartão. Caso o cartão de crédito seja aprovado o limite poderá ser maior ou inferior ao que você possuía na administradora.

Há bancos que possuem uma política que não permite que ex-clientes adquiriam produtos e/ou serviços novamente. Caso o cliente encerre a conta-corrente ele fica em uma lista negra. A boa notícia é que são poucos os bancos que fecham as portas para os clientes antigos.