Como funciona o cartão Visa do Banco Neon



O Banco Neon – ex Controly – é uma startup brasileira que criou um banco 100% digital e livre da tarifa de manutenção. Muitos clientes têm entrado em contato conosco perguntando como funciona o cartão de crédito do Banco Neon, pois na propaganda a instituição diz que oferece aos seus clientes dois cartões, um físico que é cartão de débito e outro virtual que funciona na função crédito, o que permite que ele seja utilizado em aplicativos e sites que só aceitam cartão de crédito como forma de pagamento. Para esclarecer esse assunto elaboramos essa matéria.

Cartão VISA do Banco Neon é 100% gerenciado pelo aplicativo (divulgação)

Cartão VISA do Banco Neon é 100% gerenciado pelo aplicativo (divulgação)

Antes de tudo, para receber o cartão o cliente precisa fazer um depósito inaugural de, ao menos, R$100,00, esse valor não é uma tarifa, ele fica disponível na conta para que o cliente possa gastar da forma que preferir.

Cliente recebe 2 cartões – um de débito e outro virtual que funciona como “crédito”

Como correntista do Banco Neon o cliente tem direito a receber dois cartões, entenda como cada um deles funciona:

  • Cartão Físico – Emitido na bandeira internacional VISA ele funciona como cartão de débito, toda compra realizada com ele é, automaticamente, debitada do saldo de sua conta. Esse cartão também pode ser utilizado para fazer saques nos caixas eletrônicos do Banco24Horas;
  • Cartão Virtual – Para permitir que seus clientes possam comprar em sites e aplicativos que só aceitam cartões de crédito como forma de pagamento o Banco Neon criou o cartão virtual VISA, ele não é emitido fisicamente, com ele é possível comprar na função “crédito”, mas o valor de suas compras é sempre debitado do saldo de sua conta, sendo impossível realizar o parcelamento.

De forma bem resumida podemos dizer que o cartão físico é emitido na função débito e o virtual é um pré-pago que funciona no “crédito”, mas não se engane!

Algo que você NÃO poderá fazer com o Cartão Neon VISA:

  • Comprar parcelado;
  • Comprar sem ter o dinheiro na conta;
  • Efetuar um pagamento mínimo – impossível pois o valor de suas compras já é debitado do saldo da conta;

A vantagem é que o cartão não possui anuidade (Claro! não é crédito rsrs) e também não gera fatura, com isso não provoca endividamento (óbvio rsrs), você só conseguirá gastar o valor que tem disponível em conta bancária.

Mas existem também os benefícios, são eles:

  • Cartão pode ser solicitado inclusive por pessoas que tem o “nome sujo” (incluído no SCPC ou Serasa);
  • Não é necessário comprovar renda;
  • Não provoca endividamento, cliente só consegue gastar com base no saldo da conta;
  • Não possui anuidade (embora já existam vários cartões de crédito sem anuidade!);

Resumindo, o Banco Neon vende um cartão pré-pago como seu fosse um cartão de crédito, o que tem decepcionado muitos usuários, basta dar uma olhada na rede social da empresa. Parte dessa culpa também é do cliente, que acaba não pesquisando direito sobre o produto que está adquirindo.

Quem sabe no futuro o Banco Neon passa a emitir cartões de crédito igual ao Nubank e o Digio….