Como funciona o pagamento mínimo do Cartão de Crédito?



Se você tem um cartão de crédito certamente já deve ter recebido o convite da sua administradora para efetuar o pagamento mínimo de sua fatura. Os bancos e administradoras de cartões disponibilizam essa “facilidade” aos clientes, isso quer dizer que eles podem efetuar um pagamento muito menor do que o valor total da fatura, contudo, fique atento, pois ao utilizar essa função você financiará o saldo restante – diferente entre o valor pago e o valor total – com a maior taxa de juros do mercado, chegando a quase 400% ao ano.

dividas-endividados-dinheiro

  • Exemplo real: valor total da fatura é de R$2.206,11
  • Pagamento mínimo é de R$330,92

Note que você pode optar por efetuar um pagamento de um valor maior menor do que o total de sua fatura, porém não recomendamos que faça isso, isso porque o saldo restante será financiado para o mês seguinte (ou até que você o pague) com a maior taxa de juros do mercado. No mês seguinte quando for pagar você corre o risco de ter o valor da sua fatura acrescido dos juros, dando um valor muito maior do que se tivesse efetuado o pagamento integral no mês seguinte, o que dará a sensação que na verdade você não pagou nada daquela dívida, pois a taxa de juros é muito alta.

Ao efetuar um pagamento mínimo o cliente entra automaticamente no crédito rotativo do cartão de crédito, atualmente essa modalidade é a maior responsável pela inadimplência do consumidor, pois muitos consumidores entram em um ciclo vicioso de pagamento mínimo, com isso acabam transformando uma simples dívida em uma verdadeira bola de neve (quando sua dívida fica sempre aumentando).

Quer um conselho? Fuja do pagamento mínimo, pague sempre o valor integral de sua fatura. Caso tenha feito a besteira de gastar mais do que pode pagar, tente tirar um empréstimo mais barato para quitar a sua dívida com a administradora, muitas vezes até mesmo o cheque especial – modalidade que também tem juros abusivos – tem a taxa de juros menor do que o rotativo do cartão de crédito. Então todo cuidado é pouco, faça sempre o uso consciente do cartão de crédito, com isso você o transforma em um amigo e não em um inimigo.