Corretores de seguros usam dados de clientes para emitir cartões



Corretora de Seguros é investigada por enviar milhares de cartões de crédito sem autorização. A prática é condenada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Os órgãos de Defesa do Consumidor estão recebendo centenas de reclamações contra uma seguradora que, ao que tudo indica, enviou milhares de cartões de crédito que não foram solicitados – o que é condenado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). De acordo com a denúncia, vários clientes receberam dois cartões de crédito de uma só vez – um Visa e outro MasterCard – sem que tenham solicitado. Segundo o que apurou o Cartão a Crédito, a suspeita é de que corretores de seguros tenham usado os dados dos clientes para preencher propostas de cartões de crédito para ganhar comissão.

Foi o que aconteceu com a aposentada Eliana M. da Silva, ela recebeu em sua residência dois cartões de crédito, um VISA e outro MasterCard, além do cartão de crédito chegou uma correspondência com a senha do cartão e as instruções para desbloquear os plásticos pela internet ou via APP. A sua primeira reação foi ligar para a administradora e informar que não ela não havia solicitado nenhum cartão de crédito mas, para piorar, em vez do atendente cancelar o cartão ele ficou tentando convencê-la a desbloquear o produto que não foi solicitado.

Caso receba um cartão de crédito que não foi solicitado a recomendação é para que registre uma reclamação/denúncia aos órgãos de defesa do consumidor.

A empresa de cartão poderá receber uma multa milionária dos órgãos de defesa do consumidor caso a prática ilegal seja comprovada. Centenas de consumidores já registraram a mesma reclamação contra a mesma empresa, mas a suspeita é de que o número de consumidores prejudicados possa chegar a milhares.

O grande problema é que a maioria dos consumidores não sabem que a prática de envio de cartão de crédito sem a solicitação é ilegal. Além disso, muitos ainda acabam desbloqueando o plástico que não foi solicitado, o que acaba estimulando as empresas de cartões a continuar com a prática.