Diferença entre o Itaucard 2.0 e o cartão comum



O Itaucard 2.0 possui uma forma diferente de contabilizar os juros do cartão de crédito, em vez de ser pelo vencimento da fatura eles são calculados pela data da compra. Em compensação o Cartão 2.0 possui taxas de juros reduzidas.

A maioria dos cartões de crédito Itaucard do Banco Itaú estão disponíveis em duas versões, o Itaucard tradicional que pode ter a bandeira VISA ou MasterCard e o Itaucard 2.0 que também pode ter a bandeira VISA ou MasterCard. Neste artigo explicaremos sucintamente qual é a diferença entre essas duas modalidades de cartão. O titular de um cartão 2.0 pode pedir a troca para a versão tradicional e vice-versa (se disponível) a qualquer momento.

A principal diferença entre o cartão tradicional e o 2.0 (dois ponto zero) está na forma com que os juros são calculados em caso de atraso ou pagamento mínimo. Enquanto na versão tradicional os juros são contabilizados a partir da data de vencimento da fatura, no cartão 2.0 os juros são contabilizados a partir da data em que a compra foi realizada e não pelo vencimento da fatura.

Se o consumidor tiver compras parceladas, ao atrasar a fatura ele pagará por juros a partir do dia da compra e não pelo vencimento da fatura. O cartão 2.0 tem a vantagem de ter uma das menores taxas de juros do mercado, mas, dependendo da data da compra, o período de contabilização dos juros poderá ser maior e, consequentemente, pode acabar custando mais caro.

Para quem paga o valor total da fatura até a data de vencimento nada muda!

  • Cartão Itaucard tradicional – Juros contados a partir da data de atraso da fatura
  • Itaucard 2.0 – Juros reduzidos, mas são contados a partir da data da compra e não pelo vencimento

Como o cálculo dos juros do Itaucard 2.0 é complexo, o Itaucard criou o site www.itau.com.br/cartoes/itaucard20/ lá é possível simular e entender melhor como esse cálculo funciona, bem como quando é ou não vantajoso optar pelo novo método de contabilização dos juros.

No exterior a contabilização dos juros pela data da compra e não pelo vencimento da fatura é comum, aqui no Brasil o Banco Itaú é o primeiro banco a disponibilizar a nova forma de contabilização dos juros.

Caso o cliente não goste do Itaucard 2.0 poderá pedir a troca do cartão para a versão convencional a qualquer momento. A maioria dos cartões que estão disponíveis na versão 2.0 também estão disponíveis na versão tradicional.