Digitou a senha duas vezes? Cuidado com compra duplicada no cartão



Falha na maquininha no meio da operação pode gerar compra em duplicidade caso o consumidor digite a senha 2x sem que o estabelecimento analise a tentativa anterior.

Sabe quando a maquininha de cartão falha no meio da operação? Pois saiba que quando isso acontece há um sério risco do consumidor ter uma compra duplicada no cartão, há casos em que a falha acontece depois que a compra é aprovada sem que o terminal tenha tempo de emitir o comprovante; uma nova tentativa de compra sem a devida verificação da transação anterior poderá gerar transtornos para o titular do cartão de crédito ou débito.

Estima-se que 70% das transações duplicadas no cartão sejam por falha no equipamento no qual o pagamento é realizado. O problema poderia ser contornado caso os estabelecimentos tivessem o hábito de checar no histórico de transação se a tentativa em andamento no momento da falha no equipamento foi ou não aprovada.

Por conta desse tipo de falha muitas administradoras têm aplicado restrição a compras aprovadas com o mesmo valor em um curto intervalo de tempo. Por exemplo, caso tente efetuar duas compras de R$10 seguidas no mesmo estabelecimento e no intervalo de 10 minutos, alguns cartões recusam automaticamente a transação para evitar um possível pagamento duplicado.

MÁQUINA TEF

Falha na maquininha de cartão no momento do pagamento pode gerar transtornos ao consumidor, principalmente se houver uma nova tentativa de pagamento sem análise da transação anterior.

Dica – Peça para o estabelecimento conferir se o pagamento não foi aprovado

Na maquininha de cartão o estabelecimento tem como saber se a operação anterior foi efetivada ou não no momento da falha do equipamento, isso evita que o consumidor realize a digitação da senha mais uma vez e, consequentemente, gere cobrança para si próprio em duplicidade.

Há casos de clientes que digitam a senha duas vezes e só descobrem o erro depois que recebem a fatura. Daí o consumidor não tem mais a nota ou cupom fiscal, o que dificulta ou até mesmo impede o cancelamento do pagamento feito em duplicidade.

Então a nossa dica é nunca digitar mais de uma vez a senha caso não tenha certeza que a falha do equipamento não culminou na aprovação da tentativa anterior. Outra dica é aderir ao aplicativo de gerenciamento de cartão ou então optar por receber notificações do seu banco via mensagem SMS, pois com tais serviços é possível ser notificado na hora se uma transação foi ou não aprovada antes que uma nova tentativa seja realizada.